A declaração de Leandro Damião direcionada ao Internacional

Escudo do Internacional (Foto: Reprodução)

O centroavante Leandro Damião tem contado com o apoio de Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, para realizar o sonho de se aposentar no clube. Sem atuar desde julho, o jogador recusou propostas para dar continuidade às conversas com o mandatário colorado a fim de acertar sua terceira passagem pelo time.

“Minha vontade hoje é só o Inter. Procuro nem ouvir outras propostas que tive. Cheguei a falar com o presidente. Minha vontade é voltar ao Inter”, revelou Leandro Damião ao ge.

Se aposentar no clube gaúcho é um sonho que Leandro Damião mantém desde quando deixou Porto Alegre pela primeira vez, em 2013. “Minha ideia sempre foi encerrar um dia no Inter, o clube que me revelou”.

Categorias de base

Leandro Damião integrou às categorias de base do Inter em 2009, após se destacar no Campeonato Catarinense pelo Atlético Ibirama. A ideia, inicialmente, era oferecer um espaço para o centroavante aperfeiçoar fundamentos básicos, visto que havia saído diretamente da várzea para o profissional.

Em 2010, Damião recebeu oportunidade no decorrer do segundo jogo da final da Libertadores e marcou um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre o Chivas Guadalajara. A partir dai, assumiu titularidade no time principal do Colorado.

Segunda passagem

Depois do sucesso no time principal do Internacional, entre 2010 e 2013, Damião se transferiu ao Santos para cumprir um contrato de cinco anos. O Peixe efetuou o empréstimo do jogador ao Cruzeiro em dezembro de 2014.

Damião ainda passou pelo Betis, da Espanha, e pelo Flamengo antes de retornar à casa em julho de 2017. A segunda passagem ocorreu por empréstimo junto ao Santos, que aceitou a proposta colorada por um ano de contrato.

A reestreia foi do jeito que sonhou: com gol e vitória. Leandro Damião marcou, de pênalti, um dos tentos do triunfo por 3 a 0 sobre o Goiás. O atacante se tornou um dos maiores artilheiros do clube nessa passagem, atingindo a marca de 100 gols.

O Inter tentou renovar o vínculo de empréstimo com o ídolo, mas desistiu oficialmente das tratativas no dia 11 de dezembro de 2018. Damião foi anunciado pelo Kawasaki Frontale (JAP) quatro dias depois.

O atacante retornou ao futebol brasileiro em fevereiro de 2024 para defender as cores do Coritiba. Em julho, a diretoria do Coxa decidiu rescindir o contrato do atleta para enxugar a folha salarial do clube, e Damião não atua desde então.