A declaração de Mauro Beting direcionada a Estêvão

O jogador Estêvão - Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

A primeira temporada completa de Estêvão no profissional é daquelas para se emoldurar e guardar para eternidade. Apesar de não ter se convertido em títulos, o ano do “Messinho” do Palmeiras beirou o irretocável. Não à toa, a joia brasileira terminou 2024 como melhor jogador do Brasileirão, pelo Bola de Prata, principal destaque do Alviverde e atleta mais talentoso do futebol nacional – este último na opinião de Mauro Beting.

Durante sua participação no ‘De Placa’, programa exibido no Youtube, Mauro Beting colocou Estêvão entre os três jogadores de maior destaque no futebol nacional em 2024. Gerson e Luiz Henrique completaram o top-3 do jornalista.

Apesar dos inúmeros elogios à habilidade de “Messinho”, o qual ele considera o mais talentoso entre os três, Beting também levou outros fatores em consideração na análise. De primeiro lugar no quesito técnica, Estêvão caiu para terceiro quando a avaliação se estendeu para o contexto completo do ano.

“O Estêvão, para mim, é disparado o melhor de todos. O mais talentoso, o que vai se tornar maior que todos. Mas, estamos falando do ano e o ano do Estêvão começa depois da saída do Endrick. Ele poderia ter sido usado mais antes, mas o treinador ficou segurando até ele explodir. Então, colocaria o Estêvão em terceiro”, disse.

Primeiro colocado

Mauro Beting levou em consideração não só critérios individuais, mas também coletivos para definir sua primeira colocação. Ao colocar título conquistado, qualidade técnica e regularidade na balança, o jornalista não teve dúvida em escolher Gerson como melhor atleta do futebol brasileiro na temporada.

“Pela regularidade, coloco o Gerson em primeiro. Eu gosto mais dele, mesmo adorando o Luiz Henrique. E merecidamente estão na seleção brasileira”, escolheu o comunicador.

Assim como Estêvão no Palmeiras, Gerson foi o destaque do Flamengo na temporada. A braçadeira serviu perfeitamente o capitão da Gávea, que, além da regularidade em campo, apresentou papel de liderança sem precedentes em sua passagem pelo clube de coração. O ‘Coringa’, como é carinhosamente chamado, disputou 56 jogos na temporada e marcou quatro gols, além de contribuir com oito assistências.

Gerson marca gol pelo Flamengo em clássico contra o Vasco (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Estêvão

Conhecido pelo primoroso controle de bola e capacidade de finalização, o “Messinho” mostrou suas credenciais no futebol brasileiro. A temporada de Estêvão cruzou o continente e se tornou destaque na mídia internacional, que o denominou diversas vezes como maior talento do país após Neymar.

O jovem se despediu da primeira temporada completa no profissional como vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 13 gols – dois a menos que Yuri Alberto e Alerrandro, líderes do quesito. Na régua geral, Estêvão disputou 50 jogos pelo Palmeiras em 2024 e balançou as redes 19 vezes, além de servir seus companheiros em outras 12 oportunidades.