Vasco: Souza emite nota oficial

Bandeira do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Vasco)

O balanço da temporada não teve o resultado idealizado por Souza quando assinou seu retorno ao Vasco da Gama, mas também não arrebatou as expectativas para um 2025 melhor. Com apenas cinco jogos disputados pelo Cruz-Maltino, o volante abriu o coração e fez um longo desabafo nesta sexta-feira (27) através das redes sociais.

Na publicação, Souza reconheceu frustrações pessoais com balanço geral de seu retorno à casa, após 14 anos, mas se manteve esperançoso quanto ao futuro. O volante também destacou a importância do vínculo espiritual para lidar com os momentos conturbados junto ao Vasco na temporada.

No clube desde julho e com contrato até dezembro de 2025, Souza disputou apenas cinco jogos em seu retorno ao Rio. O volante participou de 96 minutos da equipe entre partidas da Série A e da Copa do Brasil.

Publicação de Souza

“2024 está chegando ao fim. E eu queria agradecer a Deus pela oportunidade da vida, pois sem ela nada do que aconteceu neste ano teria algum sentido. É óbvio que se eu olhar apenas por um ângulo, eu mesmo vou dizer que o ano acabou não sendo muito bom e que me despeço frustrado, triste e decepcionado comigo mesmo.

Porém eu sirvo um Deus que me faz enxergar oportunidades até nas frustrações. Como uma oportunidade de um recomeço. Profissionalmente, eu fiquei longe de onde eu queria chegar, porém, ao mesmo tempo, estou onde queria estar. Então prefiro agradecer a Deus e pegar todas as frustrações e tristezas para trabalhar. Sei que nada vence o trabalho e por isso estou crendo que será através dele que voltarei a sorrir profissionalmente em 2025.

Em contrapartida, ministerialmente, vivi meu melhor ano. Me entreguei por inteiro ao Senhor e tenho sido testemunha daquilo que ele pode fazer com alguém que se dispõe a viver 100% pra ele. Me alegro em ver vidas aceitando Jesus, famílias restauradas, pessoas que pensavam em tirar a vida tendo uma nova chance e isso me faz acreditar que estou no caminho certo.

Aos que gostam do Josef ou do Souza e aos que continuam acreditando no meu trabalho, eu agradeço. Vou dar o meu melhor para poder superar às expectativas, sabendo que se vocês estiverem felizes pela minha performance, então automaticamente eu também estarei feliz comigo mesmo.

Aos que não acreditam e pensam que minha história já acabou, eu não os culpo nem os julgo… Vocês têm todo direito, mediante ao que aconteceu nesses 6 meses, em pensar desta forma. Isso não muda minha vontade de vencer e de no final de tudo isso glorificar aquele que é especialista em reviravoltas, Jesus Cristo”.

Retorno ao Vasco

Revelado pelo Cruz-Maltino em 2008, Souza passou por Porto, Grêmio, São Paulo, Fenerbahçe, Al Ahli, Besiktas, Beijing Guoan e Istambul Basaksehir antes de regressar à casa. O anúncio do retorno emocionou torcedores do clube e familiares do volante, visto que contou com um relato emocionante de seu filho Nicolas.

“Quando a sua despedida aconteceu, eu ainda não havia nascido. Te vi ser campeão da Europa, se tornar um ídolo na Turquia. Morei em vários lugares do mundo, mas em todos os momentos seu sonho, seu maior desejo não estava ali. Ouvi você falar que estava com saudade de casa. Casa que eu não tinha vivido, mas era minha também”, dizia um trecho do relato.

Souza chegou como segundo reforço do clube na janela do meio de ano após um pedido especial de Coutinho, que também regressou ao Cruz-Maltino em 2024.