Palmeiras: time da Europa ofereceu salário menor para Abel Ferreira

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Abel Ferreira recusa proposta do Sporting e reafirma compromisso com o Palmeiras

O Sporting Clube de Portugal, após a saída de Ruben Amorim para o Manchester United e a demissão de João Pereira, buscou um novo treinador para substituir o ex-comandante. O clube português, tradicionalmente forte no cenário europeu, tentou a contratação de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, mas a negociação não avançou. O motivo, segundo informações apuradas, foi a recusa do treinador, que decidiu permanecer no Brasil e focar na temporada de 2025 com o clube paulista.

Abel Ferreira, que já conquistou importantes títulos pelo Palmeiras, como a Copa Libertadores e a Copa do Brasil, está em uma fase decisiva em sua trajetória com o Verdão. O treinador, que tem contrato com o clube até 2026, demonstrou estar totalmente comprometido com os desafios que virão pela frente, especialmente com a disputa do Mundial de Clubes de 2025, previsto para ocorrer em julho. O Palmeiras será um dos representantes brasileiros no torneio, e a expectativa é alta para mais uma campanha internacional de sucesso.

A proposta do Sporting, conforme publicado pelo UOL e confirmado pela ESPN, envolvia um valor salarial inferior ao que Abel recebe no Palmeiras, que atualmente é de cerca de 500 mil euros mensais (aproximadamente R$ 3 milhões). A discrepância salarial foi um dos principais fatores que dificultaram as negociações, já que o Sporting não teria condições de equiparar o valor ao que o treinador português recebe atualmente.

Apesar da oferta do Sporting, Abel Ferreira, com uma postura firme e decidida, optou por seguir no Palmeiras, recusando a proposta e fechando as portas para qualquer possível saída neste momento. Esta não foi a primeira vez que o técnico foi procurado por clubes da Europa. No passado, Abel também teve seu nome ventilado em outras equipes, mas sempre se manteve no Palmeiras, priorizando o trabalho no Brasil.

Após a negativa de Abel, o Sporting, que se viu em uma situação de urgência, optou por fechar a contratação de Rui Borges, ex-treinador do Vitória de Guimarães, para comandar a equipe em 2025. O clube português pagou 4 milhões de euros pela rescisão contratual de Borges, que tem como objetivo levar o time a novos desafios dentro do Campeonato Português e em competições internacionais.

Além do Sporting, o Porto, outro dos grandes clubes de Portugal, também demonstrou interesse em Abel Ferreira. O Porto, que atualmente está sob o comando de Vítor Bruno após a saída de Sérgio Conceição em junho de 2024, será um dos rivais do Palmeiras no Mundial de Clubes de 2025. Apesar do assédio de ambos os clubes portugueses, Abel manteve sua decisão de continuar no Palmeiras e se concentrar no sucesso do clube paulista.