A reformulação no elenco do Fluminense passará, sobretudo, pelos Moleques de Xerém. Revelador exponencial de talentos, o Tricolor das Laranjeiras não pretende buscar reposição para todos os nomes que deixaram o clube na janela, mas, sim, dar mais oportunidade aos jovens da base e da “Esquadrilha 07”.
- A publicação de Paulo Baya sobre sua chegada ao Fluminense
- Fluminense: atualização sobre Lucas Arcanjo
O Tricolor trabalha com a expectativa de contar com pelo menos 30% de jovens da base no elenco para 2025. Nesse sentido, ao menos nove Moleques de Xerém devem figurar no profissional nas principais competições da temporada.
A tendência é que jovens do sub-17, geração multicampeã conhecida como “Esquadrilha 07”, recebam oportunidades durante o Campeonato Carioca 2025. Entre os jovens que deverão figurar nos relacionados para o início da temporada, dois são conhecidos da torcida: Isaque e Riquelme Felipe – o “Casal 20 de Xerém”. A dupla liderou o Fluminense na categoria mais vitoriosa do clube na temporada e teve participação direta em dos dois gols do título do Brasileirão 2024.
Além da dupla, o jovem Wallace Davi deve ser outro nome da “Esquadrilha 07” a pintar no Cariocão. O sub-17 tricolor correspondeu às expectativas internas e dominou a categoria no futebol nacional, conquistando o título Brasileiro e da Copa do Brasil.
O goleiro Gustavo Ramalho, o zagueiro Caio Amaral e o atacante João Neto também devem se tornar opções para o pontapé do Flu na temporada. O trio participou de atividades junto aos profissionais, mas não foram efetivamente testados no time principal.
Fluminense em 2025
O aproveitamento dos jovens dependerá evidenemente da validação do técnico Mano Menezes, que concorda com a necessidade de reformulação. O Tricolor também pretende alterar a estratégia de 2024, com elenco repleto de nomes experientes, para rejuvenescer o grupo.
A diretoria tricolor já se desfez de sete nomes na janela: o goleiro Felipe Alves, o zagueiro Felipe Melo, os laterais-esquerdos Marcelo e Diogo Barbosa, o volante Gabriel Pires e os atacantes Marquinhos e Jan Lucumí. O zagueiro Antônio Carlos e o atacante John Kennedy têm acordos encaminhados para defender o Sport e o Pachuca (MEX), respectivamente.