Torcida do Vasco se destaca em 2024; entenda

Bandeira do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Vasco)

O ano de 2024 teve como grande destaque o canto das torcidas nas arquibancadas, e as grandes torcidas disputaram para saber quem cantava mais alto nas competições.

E a partir de uma pesquisa feita pelo Jornal O Globo, a torcida do Vasco foi eleita a que cantou ‘mais alto por mais tempo’ em 2024. A pesquisa foi feita pelo portal, que visitou 12 estádios em seis cidades diferentes nos últimos 6 meses.

Para saber quem cantava mais alto, a reportagem do Globo levou decibelímetros profissionais calibrados, ou seja, aparelhos que medem os níveis de pressão sonora em um local.

A reportagem foi no meio dos locais mais barulhentos da arquibancada para entender a altura e o tempo do som de 14 torcidas. A aferição foi feita durante todo o tempo de bola rolando em cada partida. A partir disso, foram divididas em 4 categorias os resultados analisados.

No caso do Vasco, o destaque foi na categoria superior a 100 decibéis, que é sair do alto para muito alto. A torcida que cantou por mais tempo acima desse volume foi a do Cruzmaltino, na vitória por 1 a 0 contra o Cuiabá, no dia 24 de outubro.

Em 36 minutos e 15 segundos, com destaque no primeiro tempo, a torcida do Vasco deixou o Estádio São Januário como em uma balada noturna com DJ e banda fechada.

Marco Aurélio de Paula foi o engenheiro responsável por analisar os resultados e disse que o volume da torcida do Vasco é capaz de entregar uma motivação a mais para os jogadores:

“A torcida tem uma energia muito intensa, as pessoas ali cantando, eventualmente com instrumentos musicais e entoando hinos e gritos, realmente emitem um nível sonoro bem elevado. (Acima de 100 dB) É uma energia considerável e que reflete essa emoção, capaz de carregar uma energia muito importante aos jogadores e todos os participantes em campo, levando a sensações e emoções muito fortes”

Quando começa a temporada do Vasco?

A primeira partida do Vasco na temporada será no dia 11 de janeiro contra a equipe do Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca no Estádio Jânio Moraes.