Campeão da Libertadores pelo Grêmio anuncia aposentadoria

Bandeira do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)

Ex-Grêmio, Lucas Barrios anuncia aposentadoria aos 40 anos

Lucas Barrios, atacante de 40 anos, anunciou sua aposentadoria do futebol nesta segunda-feira. O jogador argentino de origem paraguaia, atuou no Brasil por Palmeiras e Grêmio, de 2015 a 2017. Em um vídeo publicado nas mídias sociais, ele anunciou que pretende se tornar treinador.

“Queria comunicar a todos que chegou o momento de dizer adeus ao futebol profissional. Vamos nos cruzar mais nos gramados, mas do outro lado, o lado que vou ocupar como treinador, apoiando os jovens, dando ferramentas para que possam crescer e contar minha experiência que tive todos esses anos ,disse o agora ex-jogador.”

Barrios jogou sua última partida pelo Sportivo Luqueño, do Paraguai, até agosto de 2018. Em sua trajetória profissional de 22 anos, atuou em 19 clubes de nove nações distintas. Nascido na Argentina, atuou pela seleção do Paraguai de 2010 a 2017, incluindo a participação na Copa do Mundo realizada na África do Sul.

Durante sua má fase no Palmeiras, o atacante se transferiu de São Paulo para Porto Alegre, tornando-se o destaque ofensivo da equipe de Renato Gaúcho. No total, ele fez 19 gols, destacando-se o da classificação para as quartas de final da Libertadores, diante do Botafogo.

Em uma noite simbólica de 20 de setembro, o dia da Revolução Farroupilha, os cariocas dominavam a partida, porém o resultado de 0 a 0 se mantinha, tal como na partida anterior no Rio de Janeiro. No segundo tempo, Barrios aproveitou um cruzamento de Edilson para superar a defesa e o goleiro rival, decretando a comemoração do Rio Grande do Sul na Arena.

No Velho Continente, o jogador teve um período de destaque no Borussia Dortmund, onde venceu duas vezes a Bundesliga (2011 e 2012), sob a direção de Jürgen Klopp. Chegou ao Palmeiras em 2015 e conquistou a Copa do Brasil e marcou 13 gols em 44 jogos, além de conquistar o Brasileirão no ano seguinte. No ano de 2017, o Grêmio venceu a Conmebol Libertadores.

Barrios havia anunciado sua retirada do futebol em setembro de 2022, porém, recomeçou sua trajetória no futebol pelo Sportivo Trinidense, do Paraguai. O Sportivo Luqueño foi o último clube que representou, de julho de 2023 até agosto deste ano.