Emiliano Díaz, Luís Castro, Bruno Lage, Artur Jorge: os técnicos estrangeiros que já treinaram o Botafogo

Artur Jorge - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Com a ascensão dos trabalhos dos portugueses Jorge Jesus, no Flamengo, e Abel Ferreira, no Palmeiras, cada vez mais treinadores estrangeiros têm sido procurados para assumir os clubes brasileiros.

Com o aumento da prática, o Gávea News reuniu uma lista de treinadores estrangeiros que já treinaram o Botafogo a partir de 2019.

Emiliano Díaz

Quem abre a lista de treinadores estrangeiros que já treinaram o Botafogo é Emiliano Díaz. O argentino teve uma passagem curiosa pelo Glorioso. O pai dele, Ramón, é quem foi contratado mas não chegou a comandar os jogadores em nenhuma partida. Ele estava se recuperando de uma cirurgia e Emiliano, então, assumiu a direção da equipe por 3 partidas, não venceu nenhuma e foi demitido.

Luís Castro

O técnico português foi contratado no meio de 2022 e foi um dos grandes responsáveis pela campanha do Brasileirão de 2023, quando o Botafogo liderou a competição com 13 pontos de vantagem para o vice-líder. Ele deixou o clube para assumir o Al-Nassr, da Arábia Saudita e partir daí a campanha do Glorioso degringolou no Brasileirão e o Palmeiras acabou campeão.

Luis Castro durante uma viagem do Al Nassr (Foto: Divulgação/Al Nassr)

Bruno Lage

Substituto imediato do compatriota Luís Castro, Bruno Lage ficou marcado como responsável pela derrocada do Botafogo na reta final do Brasileirão de 2023. Além de ter se sagrado vice-campeão do torneio, ele acumulou 16 partidas, 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, um aproveitamento de 46%.

Bruno Lage durante um jogo do Wolverhampton (Crédito: Divulgação/ Wolverhampton)

Artur Jorge

O português Artur Jorge chegou ao Botafogo em abril e teve um sucesso retumbante. Ao longo da temporada conseguiu executar um trabalho que dominou o futebol brasileiro e sul-americano. Ele repetiu o feito do compatriota Jorge Jesus e do Santos de Pelé ao conquistar o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América no mesmo ano.

Artur Jorge – Foto: Vitor Silva/Botafogo