Jorge Jesus, Domenec Torrent, Paulo Sousa, Vítor Pereira, Jorge Sampaoli: os técnicos estrangeiros que já treinaram o Flamengo

Rodinei, Jorge Jesus e Gabigol na premiação do título do Brasileirão (Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes)

Com a ascensão dos trabalhos dos portugueses Jorge Jesus, no Flamengo, e Abel Ferreira, no Palmeiras, cada vez mais treinadores estrangeiros têm sido procurados para assumir os clubes brasileiros.

Com o aumento da prática, o Gávea News reuniu uma lista de treinadores estrangeiros que já treinaram o Flamengo a partir de 2019.

Jorge Jesus

Quem abre a lista de treinadores estrangeiros que já treinaram o Flamengo é justamente aquele que causou todo o boom de contratações de técnicos não-brasileiros no país. Jorge Jesus revolucionou o futebol nacional ao dominar completamente o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, conquistando ambas as competições. Algo que apenas o Santos de Pelé havia conseguido.

Rodinei, Jorge Jesus e Gabigol na premiação do título do Brasileirão (Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes)

Domenec Torrent

O técnico catalão assumiu o Flamengo logo depois que Jorge Jesus deixou o clube para ir ao Benfica, de Portugal, em julho de 2022. Sob o comando dele, o Mais Querido fez 26 jogos, venceu 15, empatou 5 e perdeu 6, um aproveitamento de 63,8%.

Domènec Torrent durante a partida contra o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro de 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Paulo Sousa

O técnico português Paulo Sousa deixou o comando da Seleção da Polônia para assumir o Flamengo ao fim de 2021, mas a experiência não foi das melhores. Ele comandou o clube por 6 meses, onde acumulou 32 partidas, 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, com um aproveitamento de 66,6%. Ele não conquistou nenhum título e ficou com dois vice-campeonatos, o do estadual e o da Supercopa do Brasil.

Paulo Sousa em jogo do Flamengo contra o Fortaleza (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Vítor Pereira

Depois de se indispor com o Corinthians e alegar problemas familiares para não renovar com o Alvinegro, o português Vítor Pereira foi anunciado pelo Flamengo no fim de 2022. Mas a passagem dele no Mais Querido não durou muito: foram 18 jogos, 10 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, um aproveitamento de 57% A passagem do treinador durou pouco menos de quatro meses e ele foi demitido após sofrer uma goleada para o Fluminense na final do Campeonato Carioca.

Vítor Pereira comanda o Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão)

Jorge Sampaoli

O treinador Jorge Sampaoli assumiu o Flamengo em abril de 2023 para imediatamente substituir o português Vítor Pereira. Ele caiu logo depois de perder a final da Copa do Brasil para o Corinthians. Comandando o Mais Querido, ele acumulou 39 jogos, com 20 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.

Jorge Sampaoli comandando o Flamengo (Foto: Pressinphoto/Icon Sport)