Marçal se despede do Botafogo
Botafogo e Marçal estão prestes a seguir trilhas distintas na temporada de 2025. Após o clube informar a despedida do lateral-esquerdo, o atleta fez uma postagem nas redes sociais, agradecendo pelo tempo em que defendeu a camisa do Glorioso.
“Muito obrigado, Botafogo Futebol e Regatas. Imagens dizem mais do que mil palavras! Botafogo estará sempre no meu coração. Obrigado a todos por tanto , postou o atleta.”
Veja homenagem oficial do Botafogo
“Exemplo de liderança dentro e fora de campo, Marçal se dedicou ao Mais Tradicional em todos os momentos de sua vitoriosa passagem!Em sua chegada, o lateral trouxe a experiência de um jogador com currículo nas grandes ligas europeias para ser uma das referências do projeto esportivo do Clube.Neste 2024, ano que ficará marcado em nossas memórias, o camisa 21 se agigantou nas decisões. Quando mais precisamos de sua influência, ele esteve lá! Para marcar, atacar ou converter uma cobrança de pênalti. Sempre confiante e firme para guerrear pela glória. E ELA CHEGOU!Obrigado por honrar nossas cores e nossas tradições! Fernando Marçal, você faz parte da história do Botafogo!”
Marçal ingressou na equipe no início da reestruturação promovida pela SAF, em 2022. Ele foi contratado durante a segunda janela de transferências daquele ano e rapidamente se adaptou, tornando-se um titular indiscutível e uma referência no elenco.
Com o passar do tempo, ele também se destacou como uma liderança em campo, chegando a utilizar a braçadeira de capitão em várias ocasiões. Teve a honra de dividir com Tchê Tchê a responsabilidade de erguer a taça do Campeonato Brasileiro.
No entanto, sua titularidade foi reduzida já no meio de 2024, com as chegadas de Cuiabano e Alex Telles. Ele encerrou a temporada atuando como zagueiro improvisado em uma partida contra o São Paulo, que decidia o título nacional. Ao todo, ele disputou 90 jogos ao longo de três temporadas, marcando três gols e contribuindo com nove assistências.
O atleta fica livre no mercado e já possui algumas propostas em mãos pensando no seu futuro. A do Fluminense é uma delas.