Botafogo busca técnico após saída de Artur Jorge e mira André Jardine
O Botafogo está à procura de um novo técnico após a saída de Artur Jorge, que acertou com o Al-Rayyan, do Catar. O Clube da Estrela Solitária tem André Jardine, atualmente no América do México, como uma das principais opções para 2025. A negociação, no entanto, não será fácil, uma vez que o treinador renovou recentemente com os mexicanos até dezembro de 2027, após se destacar no futebol local.
- Volta de Luis Castro, decisão importante e Jogadores com maiores notas: as últimas notícias do Botafogo
- Botafogo e Bragantino negociam troca de jogadores
André Jardine se tornou o “Plano B” do Botafogo depois que o português Sérgio Conceição acertou com o Milan, da Itália. O treinador, que levou o América a conquistas importantes no futebol mexicano, tem contrato blindado com cláusulas rescisórias que variam conforme o tipo de mercado. No caso do futebol brasileiro, a multa é de US$ 5 milhões (cerca de R$ 30,9 milhões), valor que pode ser negociado para pagamento à vista.
A renovação do vínculo com o América do México tem como objetivo evitar a saída do treinador, especialmente para seleções e clubes estrangeiros, dada a crescente valorização de Jardine. Recentemente, ele recebeu sondagens de clubes brasileiros como Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Vasco, o que demonstra o interesse pelo seu trabalho no Brasil.
O técnico de 43 anos, que já teve passagem pela Seleção Brasileira Sub-23, é um nome muito respeitado no México. Desde a sua chegada ao América, Jardine conseguiu um ótimo desempenho, com campanhas consistentes e boas atuações, o que fez com que seu nome passasse a ser cogitado até mesmo para a Seleção Mexicana, pensando no projeto para a Copa do Mundo de 2026.
A imprensa local chegou a sugerir o nome de Jardine como substituto do atual técnico da seleção mexicana, mas ele se mantém focado em seu trabalho com o clube.
O interesse do Botafogo por André Jardine, caso se concretize, enfrentará esse obstáculo financeiro, mas o clube poderá intensificar a negociação nos próximos dias para tentar viabilizar a contratação do técnico, que também foi sondado para comandar a Seleção Olímpica da Arábia Saudita, mas rejeitou a proposta.