Grêmio e Santos disputam contratação de atacante

Bandeira do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)

Visando reforçar os elencos para a temporada, Grêmio e Santos travam um clássico interestadual nos bastidores para contratar o atacante sueco Niclas Eliasson, do AEK, da Grécia. O clube grego já tem em mãos as propostas dos dois times e nos próximos dias deve decidir se opta por alguma delas ou se rejeita ambas.

Segundo o jornalista Kaliel Dorneles, da Band, os dois times brasileiros entraram em rota de colisão para tentar a contratação do atleta. Niclas é um meia-atacante, que consegue fazer as funções de um meio-campista pelo lado direito e também de um ponta pelo mesmo lado.

No AEK desde a temporada 2022/2023, ele acumula 90 jogos, 9 gols e 23 assistências. Em 2024/2025, ele entrou em campo em 13 oportunidades e só balançou as redes uma vez. 

Em um movimento criativo no mercado de transferências, tanto o Imortal quanto o Peixe encontraram no atleta de 29 anos uma peça importante para suprir a carência ofensiva das equipes. O Grêmio, por sua vez, ofereceu ao clube grego um empréstimo de um ano, com custo de 500 mil euros, 3.1 milhões de reais, e obrigação de compra, caso as metas estipuladas em contrato sejam batidas.

Já o Alvinegro Praiano fez uma oferta de compra dos direitos econômicos de Niclas. A diretoria santista acenou com uma oferta de 3,5 milhões de euros, cerca de 22 milhões de reais, por 80% do passe do jogador, algo que dá a vantagem aos paulistas.

A definição do destino de Eliasson deve ser descoberta nos próximos dias, visto que a janela de transferências europeia abriu no dia 1° e a temporada no Brasil está prestes a começar. 

O meia-atacante se destacou no título do Campeonato Grego em 2023/2024, com 8 gols e 14 assistências em 47 jogos, o que despertou a atenção dos brasileiros. Ele tem contrato com AEK até o meio de 2026.