Milton Neves critica o Corinthians e relembra supostos favorecimentos ao Brasil em Copas do Mundo
O jornalista Milton Neves voltou a causar polêmica ao criticar o Corinthians em um texto opinativo publicado neste sábado (04) no portal UOL Esporte. Segundo ele, o clube paulista é o principal exemplo do que chama de “apito-amigo”, termo que ele mesmo cunhou para se referir a equipes favorecidas por erros de arbitragem no futebol brasileiro.
“Qual é o primeiro time que lhe vem à cabeça quando você escuta a expressão ‘apito-amigo’, criada por um tal Milton Neves tempos atrás? Ah, que perguntinha mais ‘baba’… É claro que é o Sport Club Corinthians Paulista, o campeão mundial do apito”, disparou o comentarista.
Milton Neves também citou o Flamengo como “vice” em casos de supostos benefícios de arbitragem. Em seguida, ampliou sua análise, atribuindo o mesmo rótulo à seleção brasileira de futebol, ao mencionar episódios polêmicos em Copas do Mundo.
Supostos casos de favorecimento ao Brasil
O apresentador enumerou quatro partidas envolvendo a seleção brasileira em Mundiais onde, segundo ele, o “apito-amigo” teria influenciado os resultados:
• Brasil x Tchecoslováquia (1962): jogo das quartas de final;
• Brasil x Uruguai (1970): semifinal no México;
• Brasil x Espanha (1994): confronto da fase de grupos nos EUA;
• Brasil x Suécia (1994): semifinal na mesma edição.
Análise sobre reforços no Cruzeiro
Em outro texto publicado nesta semana, Milton Neves avaliou as recentes contratações de Dudu e Gabigol pelo Cruzeiro. Para o jornalista, ambos têm potencial para repetir os sucessos que alcançaram no Palmeiras e no Flamengo, respectivamente. Porém, ele destacou a importância de um meio-campo qualificado para “municiar” os atacantes.
Ao projetar o protagonismo dos jogadores, Neves deu nota 5, indicando que ainda não os vê no mesmo nível de duplas como Memphis Depay e Yuri Alberto, ou Lucas Moura e Oscar. Ele considera que essas combinações de ataque e meio-campo saem na frente no cenário nacional.