A declaração de Paulo Silas direcionada a Abel Ferreira, do Palmeiras, e Vojvoda, do Fortaleza

Vojvoda durante um treino do Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Na visão de especialistas do ‘ESPN FC’, a temporada histórica do Fortaleza em 2024 foi só um protótipo do potencial que Juan Pablo Vojvoda pode atingir no futebol brasileiro. Os jornalistas e comentaristas enalteceram a adaptação do técnico argentino à cultura do país e o colocaram num patamar próximo ao de Abel Ferreira quanto desempenho nos trabalhos mais longevos no cenário nacional atualmente.

“O Abel Ferreira, no Palmeiras, e o Vojvoda, no Fortaleza, são os dois com mais tempos no mesmo clube. O cara sabe direitinho como funciona o Brasileiro, viagens, contra quem vai jogar, e onde precisa fortalecer e não errar novamente. Parabéns ao Fortaleza”, iniciou Paulo Silas.

Zinho seguiu a linha do companheiro em relação ao trabalho desenvolvido pelo argentino, mas cobrou a chegada de reforços pontuais ao elenco. “Já tem modelo de jogo, o mesmo treinador, tem a espinha dorsal que a gente falava”, e completou:

“Precisa trazer reforços pontuais [Fortaleza]. Precisa de alguém que chegue para ser titular, porque já tem um bom elenco. Faz campanhas ótimas e está sempre brigando na frente com Vojvoda”.

Campanha do Fortaleza

Os elogios apenas refletem o que se viu do Fortaleza na última temporada. Depois de liderar do Brasileirão por algumas rodadas, o Leão terminou a competição de pontos corridos na quarta posição – atrás de Botafogo, Palmeiras e Flamengo – e se tornou o clube do Nordeste com a melhor campanha na história da Série A desde o formato criado em 2003.

Vojvoda já havia quebrado o recorde de pontos conquistados na edição de 2021, somando 58 no total. O técnico também levou o Fortaleza à quarta colocação do torneio naquela temporada, atrás apenas de Atlético-MG (84), Flamengo (71) e Palmeiras (66).

Prestes a completar quatro anos no Fortaleza, o técnico tem contrato com o clube até dezembro de 2025. Foram 272 jogos e 57% de aproveitamento desde sua chegada ao Leão, em maio de 2021. O retrospecto de Vojvoda se divide em 133 vitórias, 67 empates e 72 derrotas.