A declaração de Salah, do Liverpool, direcionada a Vini Jr, do Real Madrid

Vinicius Jr comemora após marcar mais um gol pelo Real Madrid (Foto: Reprodução/Real Madrid)

Craque egípcio explicou seu voto no ‘The Best’

Em 17 de dezembro, o brasileiro Vini Jr foi coroado com o prêmio ‘The Best’, de melhor jogador do mundo. O atacante egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, votou em Vini e explicou o motivo de sua escolha. Salah disse que Vini “é um jogador muito bom”.

“Ele é um jogador muito bom, está melhorando a cada ano e espero que ele continue conquistando coisas grandes para si e para seu país. É por isso que votei nele (para o FIFA The Best)”, disse Salah.

Desde o ano de 1991, a FIFA reconhece e premia o melhor jogador do mundo. A entidade ainda premia a melhor jogadora do ano, o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico (a melhor técnica) do futebol feminino e também Fair Play e torcedor do ano.

Como funciona a votação no ‘The Best’:

Um comitê técnico da organização elabora um ranking com 10 jogadores que são os finalistas. O corpo eleitoral responsável pela premiação é composto por jornalistas, capitães e treinadores das seleções nacionais, além do público, que participa através de uma votação online. Cada grupo contribui com 25% do peso na pontuação total.

Desde 2016, a FIFA avalia os jogadores com base na temporada europeia. No entanto, por conta da Copa do Mundo no fim de 2022, o The Best daquele ano considerou um período maior: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Já em 2024, o prêmio analisou o desempenho entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024. Vale lembrar que, apesar de já ter sido unificado à Bola de Ouro entre 2010 e 2015, hoje os dois prêmios são separados e possuem critérios diferentes. Em 2024, quem levou a Bola de Ouro foi o volante espanhol Rodri.

Cerca de 88 capitães (55% do total), 77 jornalistas (51%) e 55 técnicos (44%) votaram em Vini Jr como melhor jogador do mundo e na lista está Mohamed Salah capitão da seleção do Egito.