Contratado pelo Atlético-MG, o técnico Cuca chega com uma nova bagagem para sua quarta passagem pelo clube de Vespasiano. O treinador aproveitou os últimos meses ‘livre’ para se modernizar e agregar conhecimentos europeus ao currículo.
- Atlético-MG: Cuca aprova a chegada de mais um reforço
- Jogador especulado no Flamengo entra na mira do Atlético-MG
Cuca assinou contrato até o fim de 2026 e chega determinado a se redimir das quebras contratuais nas passagens de 2013 e 2021. Além da ‘fome’ em se firmar num trabalho mais longevo, o técnico pretende se reinventar na busca por novos títulos no Galo.
“Estive presente em muitos jogos, fiz muitas viagens, conheci muitos países neste período. Vi treinos e jogos na Europa, não preciso especificar onde. Foi de forma discreta, mas busquei me modernizar para essa volta”, e completou:
“Esse convite do Atlético mexeu comigo. Enxerguei nele a chance de assumir um trabalho logo no início, no lugar que mais conheço, com o que mais me identifiquei e onde alcancei minha maior longevidade. Tem tudo para dar certo”, disse Cuca à Folha.
Período na Europa
As viagens mencionadas por Cuca ocorreram após o fim de sua passagem pelo Athletico, em junho de 2024. O técnico pediu demissão do Furacão e deixou rusgas irreparáveis na relação com dirigentes do clube.
“É um dia triste para mim, pois estou deixando o Athletico. Tiveram derrotas que foram difíceis de administrar contra o Danúbio e Ameliano, que são inadmissíveis. E, nesses três últimos empates, foi se achando culpados. Quando isso acontece, o jogador perde a confiança. Aí entra o treinador, que tem que assumir a responsabilidade e tentar dar ao clube o direito de pôr um sangue novo”, esclareceu à época.
Cuca deixou o Athletico com 66% de aproveitamento entre março e junho de 2024. Foram 22 jogos, 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas à frente da equipe rubro-negra.
O técnico passou, então, a usar o tempo livre para se aprimorar para os próximos trabalhos. Foi nesse período que decidiu viajar à Europa para se aproximar das ideias e da cultura do futebol no Velho Continente. Cuca pretende aproveitar a pré-temporada e o Estadual para pôr parte do conhecimento em prática.