O Botafogo formalizou uma proposta para o brasileiro André Jardine suceder Artur Jorge à frente da comissão técnica do clube. A oferta foi encaminhada ao treinador do América (MEX) na última sexta-feira, dia 4, na mesma data da rescisão contratual com o português multicampeão pelo Alvinegro carioca.
- Botafogo: América do México toma atitude sobre o futuro de André Jardine
- Palmeiras insiste na contratação de campeão da Libertadores pelo Botafogo
A oferta é o primeiro movimento formal de John Textor na busca por um substituto ideal para Artur Jorge no Botafogo. O norte-americano se interessou pelo perfil de André Jardine após uma série de entrevistas e enviou uma proposta por dois anos de contrato. Agora, a diretoria aguarda um retorno do brasileiro.
Textor está ciente que precisará arcar com a multa rescisória de Jardine no América (MEX), por valores mantidos no sigilo, para contar com Jardine a partir de 2025. Reconhecido como um dos maiores técnicos da história do Azulcrema, o brasileiro tratado como inegociável pelos mexicanos.
Busca por técnico
O Botafogo de John Textor prioriza a busca por técnico em meio à série de baixas para temporada 2025 – com sete nomes no total. Nesse sentido, o Alvinegro mira em um nome com capacidade não só de dar continuidade ao notável trabalho desenvolvido por Artur Jorge, mas de liderar a reformulação do elenco.
Alessando Bitro e John Textor fizeram uma série de entrevistas com possíveis nomes, mas elegeram favoritismo a André Jardine. O brasileiro se interessou pelo projeto apresentado pelo Botafogo e passou a reconsiderar as chances de retornar ao Brasil, algo que não fazia parte de seus planos nos primeiros contatos.
Ciente das ponderações de Jardine quanto à oferta carioca, o Club América avalia uma promoção ao auxiliar-técnico Paulo Victor Gomes ao cargo de treinador.
André Jardine no México
No América desde junho de 2023, o técnico brasileiro renovou seu vínculo até a metade de 2027 após campanhas históricas à frente do clube. Jardine se tornou figura histórica no futebol mexicano ao sagrar-se multicampeão do Campeonato Mexicano (Apertura 2023 e 2024 e Clausura 2024), além de vencedor do Campeão dos Campeões (2024), do Campeones Cup (2024) e da Supercopa de la Liga MX (2024).
Jardine venceu 45 confrontos e empatou outros 24 em 82 partidas à frente do Club América. O treinador gaúcho chegou ao time após breve passagem pelo Atlético San Luis (MEX) na temporada 2022.