Atualização sobre a chegada do técnico André Jardine ao Botafogo

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

Com a saída de Artur Jorge do comando do Botafogo, a diretoria já tem o nome para substituí-lo. O técnico André Jardine, do América do México, passou por uma entrevista com os dirigentes do Glorioso e recebeu uma proposta oficial para assumir o clube imediatamente.

Para o comentarista dos canais ESPN, Mário Marra, a procura por André Jardine é um grande acerto do Botafogo. Ele é jovem, já demonstrou ser capaz e venceu vários títulos pela equipe mexicana.

“É um técnico que já foi vencedor no futebol brasileiro, em base, e depois, vencedor campeão olímpico. Mas precisou sair do país para ter um reconhecimento do tamanho do trabalho dele. E o trabalho com seis títulos no América do México. A pressão é muito grande. É um time gigante no México. Ele conseguiu quebrar a barreira de idioma, de não ser conhecido, de ser um técnico jovem, uma cultura diferente de futebol”, disse Mário Marra.

André Jardine, de 45 anos, foi entrevistado pela diretoria para que o projeto esportivo do Alvinegro fosse apresentado e algumas expectativas fossem alinhadas. Segundo apuração da ESPN, o treinador gostou da conversa mas não pensa em deixar o América, muito embora veja solidez na proposta apresentada.

Ele está no México desde 2022 quando assumiu o Atlético San Luis. Com o destaque, foi contratado pelo América em junho de 2023 e soma seis títulos por lá. Foram duas conquistas do Apertura, uma do Clausura, uma do Campeão dos Campeões, uma do Campeones Cup e uma da Supercopa do México. Com o grande desempenho, conseguiu uma renovação contratual até a metade de 2027.

Antes de assumir os trabalhos no norte do continente, Jardine foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, campeão da Copa Libertadores da América sub-20, da Copa do Brasil sub-20 e também do Torneio de Toulon. Além da Seleção Brasileira, ele comandou o São Paulo.

Com a negativa de Jardine, o Botafogo deve voltar às atenções ao mercado em busca de um novo nome para substituir Artur Jorge.