No último sábado (4/1), César Sampaio foi anunciado como novo auxiliar técnico fixo do Santos. Além de dar suporte à comissão de Pedro Caixinha, ele assume com a função de ser o elo entre a identidade e o DNA do clube com o trabalho do treinador português.
- Jair no Botafogo, saída de Zanocelo e futuro de Gil: as últimas notícias do Santos
- Faturamento milionário, saídas confirmadas e previsão de Sormani: as últimas notícias do Santos
A contratação de César Sampaio é mais um movimento da reformulação do departamento de futebol proposta pelo presidente Marcelo Teixeira. Ele substitui Marcelo Fernandes, que deixou o clube junto do coordenador de futebol, Alexandre Gallo, do preparador físico, Carlito Macedo, e do treinador de goleiros, Arzul.
O CEO Pedro Martins destacou os motivos pelos quais o Peixe chegou ao nome do ex-meia. Segundo ele, o diferencial é a vivência de Vila Belmiro e a ciência do DNA santista.
“Além de ter identidade com o Clube, por ter sido formado aqui, ele vivenciou e se destacou em todos os estágios no alto nível do futebol, como atleta e depois na comissão técnica, atuando, inclusive, na seleção brasileira. É um grande reforço que nos ajudará muito”, afirma.
O ex-jogador é formado nas categorias de base do clube. Em 1983, ele começou a chamar atenção no time infantil e três anos depois, aos 18 anos, recebeu a chance de atuar com os profissionais, como lateral-direito, sob o comando do técnico Julio Espinosa.
Ele jogou no Santos até 1991 e no ano anterior recebeu a Bola de Prata, da Revista Placar, pelas atuações no Brasileirão. Ao todo, fez 298 partidas e marcou 9 gols pelo Alvinegro Paulista. Como atleta, ele ainda acumulou passagens pela Seleção Brasileira e fez parte da equipe vice-campeã da Copa do Mundo de 1998.
Como dirigente, ele atuou como gerente de futebol no Palmeiras, em 2011-12, superintendente de futebol no Joinville, em 2013-15, novamente gerente de futebol no Fortaleza, em 2016-17, e passou a atuar como auxiliar-técnico na seleção brasileira, de 2019 a 22, e depois Flamengo, 2023-24, com o ex-Seleção Brasileira Tite.