São Paulo busca lateral-esquerdo e encara disputa com Fluminense por Wendell
O São Paulo intensificou suas movimentações no mercado para reforçar a lateral-esquerda após as saídas de Welington, vendido ao Southampton, e Jamal Lewis, que deixou o clube. O alvo principal é Wendell, do Porto, mas a negociação envolve impasses e gerou concorrência com o Fluminense.
De acordo com o jornal português O Jogo, o Fluminense ofereceu 1,5 milhão de euros, além de 500 mil euros em bônus, para contar com Wendell. A proposta foi aceita pelo Porto, mas recusada pelo jogador, que já teria um acerto verbal com o São Paulo. Essa recusa colocou fim à negociação com o clube carioca.
Suspeita de irregularidade no pré-contrato
O Porto desconfia que o São Paulo teria fechado um pré-contrato com Wendell antes do prazo permitido pela FIFA, o que poderia configurar aliciamento. A diretoria do clube português estuda entrar com uma reclamação formal na entidade máxima do futebol contra o Tricolor.
Por outro lado, o São Paulo alega que o pré-acordo com o jogador será oficializado apenas na próxima segunda-feira (6), dentro do período permitido pelas regras da FIFA, já que Wendell tem contrato com o Porto até junho de 2025.
Proposta do São Paulo
O São Paulo busca um acordo para trazer Wendell ainda nesta janela e apresentou uma oferta envolvendo o empréstimo do lateral-direito Moreira, que interessa ao Porto. Além disso, o clube português exige uma compensação financeira adicional, cujo valor não foi revelado.
Wendell, de 30 anos, está no Porto desde 2021, mas perdeu espaço nos últimos meses. A liberação imediata interessa aos brasileiros, enquanto o Porto avalia as opções para garantir retorno financeiro ou técnico com a negociação.
Plano B e alternativas no mercado
Caso não consiga fechar com Wendell, o São Paulo monitora outras opções para a posição. O nome de Enzo Díaz, do River Plate, também está na pauta. O lateral-esquerdo pode ser envolvido em uma troca com Giuliano Galoppo, meia que o clube argentino pretende adquirir por empréstimo.
Por ora, o técnico Luis Zubeldía conta apenas com Patryck, formado nas categorias de base de Cotia, para o setor.