São Paulo pode sofrer processo de time da Europa junto à FIFA

Luis Francisco Zubeldía, treinador do São Paulo durante partida da Copa do Brasil 2024 (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/São Paulo)

Porto pode fazer queixa formal contra o São Paulo por suposto aliciamento de Wendell

O Porto está avaliando a possibilidade de registrar uma queixa formal na Fifa contra o São Paulo, acusando o clube paulista de aliciar o lateral-esquerdo Wendell. A informação foi divulgada por diversos jornais portugueses e confirmada pela ESPN neste domingo (5).

O clube português alega que o São Paulo iniciou as conversas com o jogador no final de 2024 e teria fechado um acordo antes de janeiro de 2025, o que, segundo as normas da Fifa, seria ilegal, já que qualquer acerto só poderia ser formalizado a partir deste ano.

Wendell, cujo contrato com o Porto vai até o meio de 2025, pode deixar o clube de graça no meio do ano, mas o time português exige uma compensação financeira caso o jogador seja liberado antes disso.

O São Paulo, em busca de um lateral-esquerdo desde o ano passado, deve apresentar um pré-contrato ao atleta a partir de segunda-feira (6), mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o suposto aliciamento. A equipe do Morumbi, procurada pela reportagem, negou que tal prática tenha ocorrido.

Além do São Paulo, o Fluminense também está interessado em Wendell e possui uma vantagem na negociação. O Porto tem preferência por negociar o jogador com o time carioca, pois o Tricolor aceitaria a compensação financeira exigida para liberar o atleta imediatamente. Isso ocorre porque o Fluminense, após a saída de Marcelo e Diogo Barbosa, conta apenas com Gabriel Fuentes e Esquerdinha para a posição de lateral-esquerdo.

Wendell tem jogado pouco nesta temporada. Com apenas três partidas disputadas em 2024/2025, sendo duas delas pela seleção brasileira, o lateral não marcou gols e não deu assistências, o que pode influenciar na decisão do Porto sobre o futuro do atleta.