André Jardine, Muniain, Almirón, Marlon Gomes, Bitello, Jair, Luiz Henrique, Almada, Artur Jorge, Romero, Eduardo, Tchê Tchê, Hugo, Marçal, Pablo, Adryelson, Rafael e Gatito Fernández: as movimentações do Botafogo no mercado da bola

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.

Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Botafogo no mercado da bola.

Gatito Fernández

Depois de vestir a camisa do Botafogo durante oito temporadas, o goleiro paraguaio Gatito Fernández se despediu do clube e rumou para o Cerro Porteño, do Paraguai. Com a chegada de Jhon Victor, o jogador teve pouco espaço no Alvinegro e atuou apenas 22 vezes em 2024.

Gatito Fernandez durante o jogo entre Olimpia x Botafogo pela Conmebol Libertadores (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Rafael

O lateral de 34 anos se aposentou do futebol e deu adeus ao Botafogo com o fim de 2024. No ano passado, ele entrou em campo apenas 4 vezes. Ao todo, pelo Alvinegro ele fez 40 partidas, sem gols ou assistências.

Rafael em ação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Adryelson

O defensor estava emprestado pelo Lyon, da França, e retornou ao clube com o fim de 2024. Ele chegou no meio da temporada e foi um dos suplentes da zaga titular, formada por Bastos e Alexander Barboza.

Adryelson com a camisa do Botafogo em 2023 (Foto: Reprodução/Instagram)

Pablo

Outro defensor que viu o contrato com o Botafogo se encerrar ao fim de 2024. Ele retorna ao Flamengo depois de ter entrado em campo apenas uma vez pelo Glorioso.

Pablo em ação pelo Botafogo (Foto: Reprodução/Instagram)

Marçal

Peça importante em 2023, Marçal foi menos utilizado durante a última temporada. O lateral de 35 anos encerrou o vínculo com o Botafogo com o fim de 2024 e agora segue negociando para defender outra equipe.

Marçal apresentado no Botafogo (Foto: Divulgação/Botafogo)

Hugo

Formado nas categorias de base do Botafogo, o lateral-esquerdo de 23 anos atuou em 33 partidas, marcou 2 gols e deu 7 assistências na última temporada. Ele seguiu para o Vitória, de Salvador, por empréstimo.

Tchê Tchê

Reserva dos titulares Gregore e Marlon Freitas, Tchê Tchê não renovou com o Botafogo e seguiu para o Vasco da Gama. Embora não tenha sido anunciado oficialmente, o jogador já tem tudo acertado para ser um dos jogadores que estarão à disposição do treinador Fábio Carille.

Tchê Tchê apresentado pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Eduardo

Um dos meio-campistas mais importantes do Botafogo durante 2023, graças a uma lesão terminou no fim da fila do elenco. Com o pouco espaço, não renovou contrato e acabou se transferindo para o Cruzeiro.

Eduardo, jogador do Botafogo (Foto: Getty Images)

Óscar Romero

O meia paraguaio é mais um dos atletas que se despediram do Botafogo com o fim de 2024. Contratado para ser o cérebro do meio de campo botafoguense, ele não conseguiu se firmar e ficou na geladeira na reta final do ano. Romero fez 27 gols, marcou um gol e deu cinco assistências pelo Glorioso.

óscar romero apresentado pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Artur Jorge

O treinador português entrou em rota de colisão com a diretoria do Botafogo após a Copa Intercontinental. Ele esperava uma valorização salarial por conta das conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro, mas não a recebeu. Assim, encerrou o vínculo com o Glorioso e assinou com o Al Rayyan, do Catar.

Foto: Reprodução

Thiago Almada

Um dos destaques do ano botafoguense, o meia argentino Thiago Almada informou a diretoria que quer se transferir para o Lyon, da França. Embora a transferência ainda não tenha sido confirmada, é o destino mais provável do atleta, caso não aconteça uma venda para outra equipe.

Thiago Almada em apresentação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Luiz Henrique

Eleito “Rei da América” pela grande temporada entre Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América, o camisa 7 botafoguense é mais um que quer se transferir para a Europa. A diretoria embora não descarte uma saída, quer vendê-lo por pelo menos 60 milhões de euros, cerca de 381 milhões de reais.

Luiz Henrique, jogador Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Jair

Joia das categorias de base do Santos, o “Menino da Vila” é um dos maiores desejos de John Textor. O estadunidense chegou a oferecer Tiquinho Soares mais 14 milhões de euros, cerca de 90 milhões de reais, pela contratação do jogador, mas ainda não selou um acordo com a equipe paulista.

Jair Paula pelo Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Bitello

Cotado para ser substituto de Thiago Almada, o camisa 10 do Dínamo de Moscou, Bitello, tem o interesse de voltar ao Brasil. Por conta da crise entre Rússia e Ucrânia, o jogador vê com bons olhos voltar ao futebol brasileiro. No entanto, a equipe russa tem feito jogo duro, ela já recusou duas propostas: a primeira de 10 milhões de euros e a segunda de 13 milhões de euros. No entanto, o Botafogo não desistiu do avanço e deve tentar outra investida.

Bitello pelo Dínamo de Moscou (Foto: Dínamo Moscou/Divulgação)

Marlon Gomes

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, o jovem meio-campista tem sido um dos destaques do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e entrou no radar do Botafogo.

Almirón

Com contrato até o meio de 2026, o meia-atacante paraguaio do Newcastle, da Inglaterra, é outro alvo para reforçar o Botafogo. No entanto, as partes ainda não se ajustaram pela negociação.

Muniain

Outro que despertou o interesse do Botafogo é o atacante espanhol Iker Muniain. Ele chegou ao San Lorenzo, da Argentina, na última temporada, marcou 3 gols e deu uma assistência em 12 jogos com a camisa do clube argentino. Embora haja o interesse não foi feita nenhuma proposta.

André Jardine

Muiticampeão com o América do México, o treinador entrou na mira do Botafogo para substituir Artur Jorge. No entanto, após ser entrevistado pela diretoria alvinegra, ele recusou a proposta para continuar no time mexicano.