Cuesta, Adriel, Carlos de Pena, Cicinho, Thaciano, Miquéias, David Martins, Erick Pulga, Rodrigo Nestor, Michel Araújo e Erick:as movimentações do Bahia no mercado da bola

Escudo do Bahia (Foto: Reprodução)

Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.

Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Bahia no mercado da bola.

Cuesta

Pouco aproveitado pelo técnico Rogério Ceni na última temporada, o zagueiro argentino de 36 fez apenas 18 jogos e não teve o contrato renovado.

Victor Cuesta pelo Bahia (Foto: Divulgação / EC Bahia)

Adriel

Reserva durante toda a temporada, o goleiro Adriel retorna de empréstimo ao Grêmio depois de ter feito apenas 13 jogos pelo Esquadrão de Aço.

Adriel pelo Grêmio (Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

Carlos de Pena

O meio-campista de 32 anos foi contratado junto ao Internacional em abril de 2024 e fez 37 jogos pelo Bahia. Das 38 partidas do Campeonato Brasileiro, ele participou de 31, mas quase todas como reserva. Com o fim da temporada, ele não teve o contrato renovado.

Carlos de Pena pelo Bahia (Foto: Divulgação/Bahia)

Cicinho

O contrato do lateral-direito de 35 anos expirou com o fim de 2024 e não foi renovado. Ele fez apenas 16 jogos na temporada passada.

Thaciano

O Santos encaminhou a compra do meio-campista Thaciano por 4,5 milhões de euros, cerca de 32 milhões de reais, e ele está próximo de ser encaminhado como reforço. A negociação envolvendo o jogador também contemplará o abatimento da dívida pelo meia Jean Lucas, comprado pelo mesmo valor. Assim, o Peixe não terá que desembolsar nenhum valor a mais.

Thaciano pelo Bahia (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)

Miquéias

O Bahia emprestou o meio-campista Miquéias para o América-MG. O Coelho disputará a Série B do Campeonato Brasileiro em 2025 e o jogador chega com contrato até o fim da competição.

David Martins

O Bahia acertou a compra do meia David Martins, joia das categorias de base do América-MG. Os direitos econômicos dele foram adquiridos por cerca de 12 milhões de reais.

Erick Pulga

Destaque da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Ceará, o Bahia assinou contrato de cinco anos com Erick Pulga. Pela compra dos direitos econômicos do jogador, o Esquadrão vai pagar 3 milhões de dólares, cerca de 18,8 milhões de reais.

Erick Pulga em ação com a camisa do Ceará (Foto: Reprodução/Gabriel Silva)

Rodrigo Nestor

Meia do São Paulo chegou por empréstimo de uma temporada com opção de compra ao fim do ano. Caso ele bata as metas estipuladas, o Esquadrão de Aço vai desembolsar 1,5 milhão de euros, cerca de 9,4 milhões de reais, pelo empréstimo e caso ele atinja as metas estipuladas, vai investir mais 4,7 milhões de euros, cerca de 30 milhões de reais.

Rodrigo Nestor durante o jogo entre São Paulo x Vasco pelo Brasileirão 2023 no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

Michel Araújo

O Bahia chegou a um acordo pelo meio-campista uruguaio do São Paulo. Ele vai desembarcar em Salvador por meio de um negócio envolvendo 2,75 milhões de euros, cerca de 17,3 milhões de reais.

Erick

O Bahia chegou a um acordo com o Ahtletico Paranaense pelo meio-campista Erick. O Esquadrão de Aço vai desembolsar cerca de 4,5 milhões de euros, aproximadamente 28,7 milhões de reais, pelos direitos econômicos do jogador.

Erick pelo Athletico-PR (Foto: José Tramontin/Athletico)