Flamengo toma atitude importante para organizar as finanças do clube

BAP toma posse como presidente do Flamengo (Foto: Reprodução)

O mandato de Luiz Eduardo Baptista iniciou com foco em incrementar receitas e reduzir custos como caminho para reequilibrar as finanças do clube. Nesse sentido, o Flamengo tem renegociado prazos de pagamento de comissões a empresários ligados a contratações realizadas a partir de 2022 – ainda na gestão Rodolfo Landim.

Bap trabalha com a proposta de adiar o pagamento de parcelas previstas para os próximos meses para o segundo semestre de 2025 ou o primeiro de 2026. O clube não propõe alteração nos valores das transações, mas sugere uma delonga nos prazos previamente acordados pela antiga gestão.

Bruno Spindel, que integra ambos grupos, lidera o movimento para melhorar o fluxo de caixa do clube – ampliando, consequentemente, o poder de investimento na janela de transferências. A manobra tem recebido resistência de parte dos agentes envolvidos nas transações, que demonstraram claro descontentamento com a decisão.

Fluxo de caixa

As questões orçamentárias interferiram diretamente nas ações do Flamengo no mercado. O Rubro-Negro ainda não anunciou reforços para 2025 e lida com carências emergenciais no elenco, como a lacuna deixada com a saída de Gabigol, por exemplo. Em contrapartida, não há qualquer possibilidade de grandes investimentos nesta janela.

Dirigentes do Flamengo têm lidado com a situação financeira com extrema preocupação e contam com auxílio de Bruno Spindel na busca pela reestruturação. Diretor executivo da gestão Landim, o profissional deve permanecer para o próximo triênio e, inclusive, foi designado por Bap e José Boto para liderar o processo de renegociação com os agentes.

Mesmo com previsão de novas receitas em breve, a preocupação da gestão Bap é com o longo prazo. A intenção é ir atrás de novos patrocínios e fechar contratado para aumentar urgentemente a receita a fim de amenizar os prejuízos deixados por Rodolfo Landim.

Renovação de patrocínios

O novo presidente do Conselho Deliberativo do clube, Ricardo Lomba, convocou a primeira reunião da pasta para definição de três renovações contratuais de patrocínios – com as marcas Texaco, ABC da Construção e In Drive. O encontro acontece nesta terça-feira (7), na sede da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.