Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.
- Flamengo pode perder outro atacante para rival brasileiro
- Vídeo: atacante do Flamengo deixa imprensa de lado para comemorar com a torcida
Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Cruzeiro no mercado da bola.
Zé Ivaldo
Sem espaço no Cruzeiro, o zagueiro deixou o clube para assinar por empréstimo com o Santos até o fim da temporada. O acordo ainda tem uma cláusula de obrigação de compra vinculada.
Rafael Cabral
Mesmo com contrato até o fim de 2025, Rafael Cabral e o Cruzeiro decidiram encerrar o vínculo antes. Ele chegou ao clube em 2022, com a chegada da SAF e de Ronaldo com administrador, mas, em 2024, perdeu espaço e foi emprestado ao Grêmio. Como não tinha interesse de retornar à Raposa, rescindiu com o clube, amigavelmente.
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira estava emprestado ao Kyoto Sanga, do Japão, e voltaria à Raposa. Mas com o interesse do Vasco da Gama, o zagueiro chegou a um acordo com o Cruzeiro e eles rescindiram o contrato. O defensor será jogador do Cruz-Maltino.
Matheus Davó
Matheus Davó estava emprestado ao América-MG na última temporada e rescindiu com o Cruzeiro para fechar com o Mirassol, que estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, em 2025. O clube mineiro vai manter 40% dos direitos econômicos do jogador.
Gabriel Veron
A única maneira do atacante permanecer na Raposa seria por empréstimo, já que a diretoria decidiu que não investiria 10 milhões de euros, cerca de 63 milhões de reais, para comprá-lo do Porto, de Portugal. Assim, ele retorna aos Dragões.
Barreal
Contratado no início de 2024, o meio-campista retornou ao Cincinnati, dos Estados Unidos. O clube não se interessou em exercer a opção de compra que tinha sobre os direitos econômicos dele.
Rodriguinho
O Cruzeiro investiu na contratação do meia Rodriguinho de 21 anos, revelado nas categorias de base do América-MG. Ele assinou contrato até o fim de 2027 e chega para ser mais uma das opções de Fernando Diniz.
Fagner
Ídolo do Corinthians, o longevo lateral-direito de 35 anos assinou com o Cruzeiro até o fim de 2025, por empréstimo. Ele chega para ser mais uma opção para o setor que já conta com William.
Eduardo
Destaque do Botafogo em 2023, o volante de 35 anos não renovou com o Glorioso depois de perder espaço na equipe para Marlon Freitas e Gregore. Ele firmou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2025.
Bolasie
A grande sensação do último Campeonato Brasileiro, o atacante congolês Yannick Bolasie chegou ao Cruzeiro com contrato válido até o fim de 2025.
Christian
Mais um jogador para o meio de campo cruzeirense, Christian teve os direitos econômicos adquiridos depois do Cruzeiro se acertar com o Athletico Paranaense. A compra dele girou em torno dos 17,5 milhões de reais e ele assinou por três temporadas.
Dudu
Depois da polêmica no meio da temporada passada, Dudu finalmente chegou ao Cruzeiro. Ele chegou até a ser anunciado em 2024 como jogador da Raposa, mas desistiu após sofrer pressão da torcida do Palmeiras. Ele assinou vínculo até o fim de 2027.
Gabigol
A grande contratação do Cruzeiro nessa janela de transferências, o atacante Gabigol assinou com a Raposa por quatro temporadas. Revelado pelo Santos, o atleta esteve no Flamengo nos últimos seis anos e não renovou com o clube. A diretoria celeste, então, agiu rápido no mercado e contratou o jogador.