Oscar, Jamal, Rafinha, Welington, Matheus Belém, Pedro Vilhena, Raí Ramos, Wellington Rato, Rodrigo Nestor, Michel Araújo, Caio Matheus e Nikão: as movimentações do São Paulo no mercado da bola

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução/São Paulo)

Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.

Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do São Paulo no mercado da bola.

Jamal Lewis

O lateral-esquerdo norte-irlandês pouco atuou com o São Paulo na última temporada. Ele foi contratado em setembro e por conta de uma lesão no tornozelo pode entrar em campo apenas 6 vezes. Ele rescindiu contrato com o Tricolor e retornou ao Newcastle, da Inglaterra.

Rafinha

O lateral-direito veterano de 39 anos deixou o clube após 3 temporadas. Em 2024, foi o ano em que menos atuou pelo São Paulo. Foram 22 jogos, sem gols marcados ou assistências dadas aos companheiros.

Rafinha durante o jogo entre São Paulo x Flamengo pelo Brasileirão 2024 no Morumbi (Foto: Paulo Pinto/ São Paulo)

Welington

Mais um lateral-esquerdo a deixar o São Paulo nessa janela de transferências. Sem chegar a um acordo para uma renovação de contrato, ele rumou ao Southampton, da Inglaterra, sem qualquer custo.

Matheus Belém

Formado nas categorias de base do Tricolor, Matheus Belém foi emprestado para a Chapecoense. Embora ele possa atuar tanto como zagueiro quanto como lateral e a última seja uma das principais carências do São Paulo, em 2024 ele não atuou. Desde que subiu aos profissionais, ele só fez 3 partidas pela equipe.

Pedro Vilhena

O meia de 22 anos é mais um jogador formado em Cotia que foi negociado para outras equipes para ganhar rodagem. Ele foi emprestado para a Ponte Preta depois de ter atuado no Sport em 2024.

Raí Ramos

O defensor de 30 anos foi emprestado pela segunda temporada seguida. Ele chegou ao São Paulo em 2023, atuou apenas 9 vezes e não foi mais aproveitado. Em 2024, jogou 42 partidas pelo Ceará quando marcou 4 gols e deu duas assistências. Agora, foi emprestado ao Atlético-GO.

Wellington Rato

O atacante de 32 anos foi vendido ao Vitória, da Bahia, por 5 milhões de reais. Admirador do trabalho do treinador Thiago Carpini, com quem trabalhou no tempo de São Paulo, ele pediu para sair do clube paulista e se encaminhar para Salvador.

Wellington Rato em ação pelo São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)

Rodrigo Nestor

O meio-campista Rodrigo Nestor deixa o clube por empréstimo e seguirá ao Bahia. Com contrato até o fim de 2025, o jogador terá os direitos econômicos adquiridos por 1,5 milhão de euros, cerca de 9,5 milhões de reais.

Rodrigo Nestor durante o jogo entre São Paulo x Vasco pelo Brasileirão 2023 no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

Michel Araújo

O meia-atacante uruguaio de 28 anos foi mais um atleta que deixou o São Paulo para fechar com o Bahia. O clube baiano vai pagar 2,75 milhões de euros, cerca de 17,3 milhões de reais, pelos direitos econômicos do jogador.

Caio Matheus

O segundo atacante de 20 anos de idade trocou o São Paulo pelo Coritiba nesta janela de transferências. Ele tinha contrato com o Tricolor até o fim de 2025 e seria emprestado ao Coxa por esse período, mas acabou rescindindo o clube paulista e o vínculo os paranaenses passa a ser definitivo.

Nikão 

O atacante estava emprestado pelo Athleico Paranaense até o fim de 2024. Com o fim da temporada, ele retornou ao clube paranaense.

Nikão durante treinamento do Athletico (Foto: José Tramontin/Athletico)

Oscar

A única contratação anunciada pelo São Paulo para a temporada de 2025 foi do meia Oscar. Ele retorna ao clube 14 anos depois de ter saído e firmou contrato até o fim de 2027.

Oscar em ação pelo Shanghai Port (Foto: Divulgação)