Rony, Robert, Patrick, Gabriel Menino, Cuca, Paulinho, Matheus Mendes, Eduardo Vargas, Alan Kardec e Mariano: as movimentações do Atlético-MG no mercado da bola

Camisa do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Instagram)

Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.

Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Atlético-MG no mercado da bola.

Mariano

O lateral-direito de 38 anos não teve o contrato renovado ao fim de 2024. No Galo desde 2020, realizou 184 jogos, um gol e 10 assistências. Ele deixou o Atlético sendo Campeão Brasileiro (2021), da Copa do Brasil (2021), da Supercopa do Brasil (2022) e do Campeonato Mineiro (2020, 2021, 2022, 2023 e 2024)

Mariano em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Alan Kardec

Alan Kardec é mais um dos jogadores atleticanos que viram o contrato expirar ao fim de 2024. Ele fez três temporadas com a camisa atleticana, por quem jogou 53 partidas, marcou 4 gols e deu uma assistência.

Alan Kardec com a camisa do Atlético-MG em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Eduardo Vargas

O atacante chileno de 35 anos se despediu do Galo depois de cinco temporadas defendendo o clube. Foram 167 jogos, 33 gols e 15 assistências desde 2020. Ao fim de 2024, o Atlético-MG decidiu não renovar o contrato do jogador veterano.

Vargas em ação pelo Atlético-MG (Foto: Getty Images South America)

Matheus Mendes

Alternativa na meta atleticana para Everson, Matheus Mendes atuou em 14 partidas na última temporada. Ele foi emprestado ao América-MG até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro com opção de compra fixada em contrato.

Matheus Mendes pelo Atlético-MG (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Paulinho

Depois de duas temporadas com a camisa atleticana, Paulinho foi negociado com o Palmeiras como a maior venda do mercado interno brasileiro. Além dos 115 milhões de reais recebidos, os meio-campistas Patrick e Gabriel Menino também chegaram à Cidade do Galo.

Paulinho em ação pelo Atlético-MG diante do Bragantino (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Cuca

O treinador de 61 anos voltou ao clube para substituir Gabriel Milito. Esta é a quarta passagem dele pelo Atlético-MG, por quem foi campeão da Libertadores, Copa do Brasil e do Brasileirão.

Cuca como treinador do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Gabriel Menino

Depois 5 temporadas consecutivas como jogador profissional do Palmeiras, Gabriel Menino trocou o clube pelo Atlético-MG. Ele somou 243 jogos, 18 gols e 17 assistências durante esse período.

Patrick

O outro jogador envolvido na negociação por Paulinho. Capitão da equipe sub-20 do Palmeiras, o meio-campista de 20 anos acumulou 40 jogos na última temporada nas categorias de base da Academia. Ele marcou 3 gols e deu uma assistência.

Robert

O jovem meio-campista teve os direitos econômicos adquiridos junto ao Athletic, de São João Del Rey, e assinou contrato com o Atlético-MG até o fim de 2027. Aos 20 anos, ele atuou pouco mais de 20 minutos com os profissionais em 2024.

Rony

Desde a negociação da venda de Paulinho para o Palmeiras que o Galo tenta contratar Rony. O clube tentou incluir o atacante nas tratativas, mas o alto salário dele pesou. Enquanto o Palmeiras tenta vendê-lo de forma definitiva, o Atlético busca um empréstimo.

Rony em ação pelo Palmeiras (Foto: Reprodução/Instagram)