FERJ promove mudanças no VAR do Campeonato Carioca

Taça do Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Campeonato Carioca de 2025 promete ser mais dinâmico e com menos polêmica. A poucos dias do início do torneio, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou mudanças importantes no uso do VAR (árbitro de vídeo), visando tornar as partidas mais justas e aumentar a transparência nas decisões.

O que muda nas regras do VAR?

A principal alteração para este ano envolve os lances de impedimento. Com a nova regra, a linha de impedimento será engrossada, passando de 6cm para 12cm, beneficiando mais os atacantes. A FERJ explicou que a mudança visa acabar com impedimentos extremamente ajustados, garantindo mais gols e jogadas ofensivas. 

“Dentro desse cenário, não teremos mais um ‘pezinho x ombrinho’, fortalecendo o conceito de mesma linha”, destacou a federação.

Essa decisão tem o potencial de impactar diretamente o andamento das partidas, oferecendo aos times mais margem para realizar jogadas de ataque e finalizações. 

Cabe ressaltar que, em caso de sobreposição de linhas, o jogador em posição de ataque será considerado em posição legal, o que pode gerar mais gols e aumentar a emoção das partidas.

Novas diretrizes para o VAR

Além da modificação na linha de impedimento, a FERJ anunciou outras mudanças importantes. A partir de agora, a parada do tempo nas revisões do VAR não será mais adicionada aos acréscimos. 

Dessa maneira, o árbitro parará o cronômetro durante todas as intervenções, sem que o tempo seja compensado no final do jogo.

Além disso, a imagem da revisão do árbitro será exibida para os torcedores apenas após a decisão ser tomada. Antes disso, será apresentada uma tela com informações sobre o que está sendo checado no lance.

VAR para todos os jogos do Carioca

Uma mudança significativa é que, pela primeira vez, todos os jogos do Campeonato Carioca contarão com o VAR. Nos anos anteriores, apenas os clássicos e as partidas a partir das semifinais tinham o árbitro de vídeo. 

Em 2023, após reclamações de equipes, como o Vasco, em relação à arbitragem, a medida foi ampliada, garantindo a presença do VAR em todas as partidas dos grandes clubes do Rio, a partir da sexta rodada da Taça Guanabara.