O Flamengo implementou mudanças na sua equipe de comunicação após a recente troca de gestão. Desde segunda-feira, 6 de janeiro, diversos profissionais deixaram seus cargos na área de comunicação do clube. Entre as saídas, destaca-se a de Bernardo Monteiro, ex-diretor executivo da comunicação, cuja saída gerou repercussão nas redes sociais.
- Flamengo: o valor da multa milionária Ryan Roberto
- David Luiz abre negociação com rival do Flamengo no Brasileirão
A jornalista espanhola Virtudes Sánchez, que anteriormente teve um desentendimento com Monteiro, manifestou-se sobre a saída do ex-diretor. Sánchez relatou em suas redes sociais um incidente ocorrido nos bastidores do Flamengo, no qual, segundo ela, foi alvo de gritos e agressões por parte de Monteiro dentro da sala de comunicação do clube.
Conforme o relato, o episódio resultou em problemas de saúde para a jornalista, que necessitou de atendimento médico. Além disso, Sánchez recordou um episódio de 2023, descrevendo o tratamento agressivo que recebeu de Monteiro na ocasião. Ela detalhou os momentos difíceis que vivenciou e enfatizou a postura do ex-diretor.
“Ele foi quem me gritou na sala da direção de comunicação da Gávea e me expulsou do Flamengo. Sai direta pro médico com um derrame no olho, crise de ansiedade e taquicardia. Muito agressivo!”, escreveu ela no X.
É só aguardar o tempo de Deus e deixar o karma agir. Ele foi quem me gritou na sala da direção de comunicação da Gávea e me expulsou do Flamengo. Sai direta pro médico com um derrame no olho, crise de ansiedade e taquicardia. Muito agressivo! Contei no @ColunadoFla na época. https://t.co/LwJKtoYPwY
— Virtudes Sánchez (@VirtudesSanchez) January 6, 2025
Novas demissões e descontentamento interno no Flamengo
Além da saída de Monteiro, o Flamengo também anunciou as demissões de Isabela Abirached, coordenadora de comunicação, e Roberta Pinto, assessora dos Esportes Olímpicos, no início de janeiro.
Após serem informadas da decisão, as profissionais se dirigiram à sala de comunicação para os procedimentos finais. Contudo, ao tentarem acessar seus computadores, elas constataram que suas credenciais haviam sido desativadas, o que impossibilitou o acesso aos sistemas do clube.
As demissões ocorreram a pedido de Flávia da Justa, a nova diretora de comunicação. Ademais, ambas as ex-funcionárias foram removidas do grupo de WhatsApp oficial da comunicação e marketing do Flamengo, o que intensificou o desconforto.
Reações e implicações das mudanças na estrutura do clube
Conforme o portal ‘Coluna do Fla’, a situação gerou uma reação por parte de Bernardo Monteiro, que buscou informações com outros colaboradores sobre os motivos das mudanças e das demissões.
Todavia, a resposta que ele obteve foi de que as decisões estavam alinhadas com a nova administração e que ele não possuía mais poder de intervenção nas ações da nova direção.
Embora a situação tenha gerado um clima de tensão e insatisfação nos bastidores do clube, as mudanças seguiram conforme o planejado pela nova gestão. Assim, o clube busca se reestruturar sob a nova direção.