Pode isso? Botafogo atrasa salários e irrita jogadores

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

O Botafogo, vencedor da Copa Libertadores em 30 de novembro de 2024, ainda não efetuou o pagamento da premiação combinada com o grupo alvinegro. Além do atraso, existe um desacordo sobre o valor entre a administração e os jogadores vencedores da América.

O portal “GE” inicialmente divulgou a informação nesta quarta-feira (8). Os vencimentos dos atletas estão em ordem. Em contato com a reportagem, o Botafogo ainda não se pronunciou sobre o tema.

O Botafogo foi premiado pelo título da Libertadores nos dias finais de 2024 e, internamente, acredita que ainda está em tempo de pagar as dívidas com os seus funcionários.

No entanto, de acordo com o “ge”, havia um acordo para que os atletas que deixaram o clube ao final de 2024 recebessem o bônus antes da virada do ano. Este grupo também reclama do atraso no repasse do décimo terceiro salário, direitos de imagem e FGTS.

Os atrasos financeiros não só impactam o ambiente nos bastidores, como também podem prejudicar o rendimento esportivo do time. Pesquisas indicam que a instabilidade financeira de clubes pode desestimular jogadores, comprometer os treinos e afetar diretamente os desempenhos em campo. No caso do Botafogo, que faz sua estreia no Campeonato Carioca neste sábado contra o Maricá, o ambiente conturbado pode representar um obstáculo extra para a equipe.

Historicamente, os clubes brasileiros lidam com desafios parecidos na administração financeira, e o Botafogo não é uma exceção. Em 2022, o clube se deparou com uma situação semelhante, com atrasos no pagamento de salários e vantagens, resultando em protestos dos jogadores e pressão sobre a direção. Contudo, a atual crise surge em um período de maior destaque para o clube, após a obtenção de importantes conquistas.

Os prêmios distribuídos pela Conmebol e pela CBF representam uma considerável transferência de fundos para os clubes. Por exemplo, somente pela conquista na final da Libertadores, o Botafogo faturou aproximadamente 18 milhões de dólares. Contudo, a administração desses recursos parece ter se deparado com obstáculos, resultando no atual quadro de atrasos.