Real Madrid: Vini Jr. é punido na Espanha

Vinícius Júnior comemora gol marcado contra o Barcelona (Foto: Reprodução/Real Madrid)

O Comitê de Competições da Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF) suspendeu Vinicius Júnior por dois jogos devido à expulsão na vitória por 2 a 1 sobre o Valencia, pela La Liga. O Real Madrid discorda do veredito por “violência esportiva” e vai recorrer da punição imposta ao camisa 7.

Vini Jr. cumprirá punição nos jogos contra o Las Palmas, no dia 19 de janeiro, e diante do Valladolid, no dia 25. Cabe destacar que o camisa 7 está liberado para enfrentar o Mallorca nesta quinta-feira (9), pela semifinal da Supercopa da Espanha, visto que a suspensão cabe apenas às partidas da La Liga.

A Comissão se baseou na súmula do árbitro da partida, Soto Grado, para aplicar a punição a Vini Jr. O juiz classificou a atitude do camisa 7 contra o goleiro do Valencia como “violência esportiva”, mas descartou agressão. Nesse sentido, o Comitê estabeleceu uma sanção menor que a que fora considerada inicialmente.

O que aconteceu

Vinicius e Dimitrievski se desentenderam aos 32 minutos do segundo tempo da vitória do Real Madrid sobre o Valencia, no dia 3 de janeiro, em jogo válido pela 12ª rodada da La Liga. O goleiro se aproximou do brasileiro e o acusou de ter cavado um pênalti, logo depois os ânimos se exaltaram.

Alterado, Dimitrievski tocou as costas de Vini e, aparentemente, seu cabelo. O brasileiro reagiu instantaneamente com um empurrão que acertou o rosto do goleiro espanhol. O árbitro da partida foi avisado da conduta pelo auxiliar do VAR, Muñiz Ruiz, e optou por punir o arqueiro com amarelo, enquanto o atacante recebeu cartão vermelho.

O camisa 7 do Real Madrid se desculpou pela atitude logo após o jogo através de um post nas redes sociais.

Vale frisar que Vinicius Júnior esteve no alvo de torcedores do Valencia por todo tempo em que permaneceu em campo, com cartazes e cânticos preconceituosos. O caso mais evidente de racismo contra o brasileiro ocorreu justamente no clássico entre as equipes, em maio de 2023.

Real Madrid contesta

Os merengues discordam da análise do Comitê e vão recorrer. Na visão do Real, tanto o árbitro quanto a Comissão desconsideraram as provocações do goleiro do Valencia ao atacante.

Assim como a cúpula merengue, o técnico Carlo Ancelotti discordou da decisão do Comitê e voltou a defender Vini Jr. em coletiva nesta quarta-feira (8). O treinador também garantiu que conta com o atacante para o duelo desta quinta, em Jidá, na Arábia Saudita.

“Tanto eu como ele ouvimos coisas que aconteceram no campo. Sigo dizendo que é difícil ser Vinicius. A sanção não é correta. Cada um opina o que quer. Quando se fala da provocação de Vinicius, se desvia o foco de insultos que ele recebe. Conto com ele [na semifinal da Supercopa da Espanha]”, declarou Ancelotti.