Rica Perrone manda a real sobre situação dos estaduais

Taça do Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Os campeonatos estaduais de 2025 terão um cronograma diferente dos anos anteriores. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ajustou o calendário devido ao Mundial de Clubes, marcado para o meio do ano. Com isso, algumas competições começaram mais cedo, enquanto outras tiveram datas modificadas.

O Campeonato Carioca, o Baiano e o Paranaense, por exemplo, terão início no dia 11 de janeiro. Já o Paulistão e o Goiano começam em 15 de janeiro. O Gauchão, por sua vez, será um dos últimos a começar, apenas em 22 de janeiro. Além disso, estaduais como o Tocantinense e o Roraimense estão programados para fevereiro e março.

Críticas de Rica Perrone

O jornalista Rica Perrone criticou duramente a relevância dos campeonatos estaduais. Para ele, o desinteresse dos clubes grandes é evidente, principalmente pelo fato de times como São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo estarem priorizando amistosos nos Estados Unidos durante a realização da competição.

“Os campeonatos estaduais não servem mais para nada. Quatro clubes grandes vão jogar a Florida Cup, que não é um campeonato, é uma pré-temporada, onde eles fazem amistosos, sem nenhuma intenção de ganhar, enquanto o estadual tá rolando. Isso é uma resposta”, disse o jornalista.

Ele também mencionou a carga excessiva de jogos que os clubes brasileiros enfrentam ao longo da temporada. Segundo Perrone, há um movimento global para reduzir o número de partidas, e os estaduais seriam os primeiros a perder espaço no calendário.

O caso do Botafogo e o futuro dos estaduais

Perrone citou ainda a trajetória do Botafogo nos últimos anos. O time teve um bom desempenho em competições nacionais, mas ficou fora das semifinais do Campeonato Carioca em 2023 e 2024. O jornalista questionou se essa eliminação precoce foi proposital, levantando a possibilidade de que o clube tenha optado por não priorizar o estadual.

“Nos dois maiores anos da história recente do Botafogo, ele não se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca. Talvez seja por acaso, talvez não”, disse Perrone.