Ciente de que craque se busca em casa, o Flamengo vai mesmo recorrer à base para suprir a lacuna deixada com as saídas de David Luiz e Fabrício Bruno. O jovem João Carbone, de 19 anos, foi escolhido como substituto imediato para integrar a delegação rubro-negra na viagem aos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10).
- Criado no Flamengo é o novo camisa 10 de time do Brasileirão
- Cria do Flamengo marca gol importante no exterior
A decisão em relacionar Carbone para pré-temporada em Orlando passou diretamente pelo técnico Filipe Luís, que trabalhou recentemente com o jovem nas categorias de base. Com a transferência de Fabrício Bruno ao Cruzeiro e a limitação financeira para fazer grandes investimentos, o clube optou por dar oportunidade a João no grupo principal.
João Carbone estava integrado à equipe alternativa do Flamengo, que disputará as quatro primeiras rodadas do Carioca 2025. As condições físicas do jovem também pesaram na decisão. Isso porque o grupo comandado por Cléber dos Santos se reapresentou ao Ninho do Urubu no fim de dezembro e tem trabalhado desde então com foco no Estadual.
Mais sobre João Carbone
Os torcedores que costumam acompanhar a base estão mais familiarizados com o futebol de Carbone. Afinal, o zagueiro era capitão do histórico grupo do sub-17 campeão da Copa do Brasil e da Supercopa em 2022. O defensor inclusive esteve na mira de clubes dos Estados Unidos à época, antes de renovar o vínculo com o Mais Querido até 2025.
No ano seguinte, o zagueiro de 1,87 de altura conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20 pelo clube. A conquista o colocou definitivamente na lista das principais promessas da atual geração da base rubro-negra.
Canhoto, Carbone, de 19 anos, é neto do ex-jogador da Seleção Brasileira José Luiz Carbone. O zagueiro teve uma boa passagem pelo Grêmio antes de desembarcar no Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória no Rubro-Negro com o título da Cup Sub-16.