Em processo de reformulação, o Vasco da Gama anunciou a contratação do primeiro zagueiro para encorpar o elenco. O ex-defensor do Cruzeiro, Lucas Oliveira, assinou com o Cruz-Maltino até o fim de 2026 e vai usar a camisa 29.
- Gabriel Veron atraiu interesse do Vasco
- Vasco está perto de fechar contratação vinda do Atlético Mineiro
Com o interesse do Gigante da Colina, o Cruzeiro topou liberar o atleta de 28 anos sem custos, desde que mantivesse 30% dos direitos econômicos dele. Na última temporada, ele atuou por Valladolid, da Espanha, e também pelo Kyoto Sanga, do Japão.
No time espanhol, ele entrou em campo 11 vezes, foi titular em 9 delas e somou 757 minutos, na Segunda Divisão do Campeonato Espanhol. Já no país asiático, ele jogou menos. Foram 7 partidas, uma minutagem de 206’, saindo do banco de reservas em cinco jogos da Liga Japonesa. Nos dois restantes, ele foi titular na Copa do Imperador.
Lucas se formou nas categorias de base do Tigres do Brasil, passou por Bangu e Atlético-GO até ter os direitos econômicos adquiridos pelo Cruzeiro. Pela Raposa, foi uma peça importante do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, participando de 35 das 38 rodadas, quando foi titular de 34 delas. Ainda marcou um gol e deu duas assistências na competição.
Na temporada seguinte, ele conseguiu atuar bastante. Foram 30 jogos e dois gols marcados. No entanto, com a mudança de rota na SAF cruzeirense, perdeu espaço até ser emprestado para o Valladolid, em 2024.
Ele chega ao Vasco da Gama como uma das peças de composição para o setor defensivo. Há alguns anos, a zaga tem sido um problema grave do time. Por isso, nessa janela de transferências, a diretoria cruz-maltina propôs uma grande reformulação.
Léo foi vendido ao Athletico Paranaense por 9 milhões de reais, Robert Rojas foi devolvido ao River Plate, da Argentina, e Maicon foi emprestado ao Coritiba.
Lucas Oliveira se junta a João Victor, Lyncon e a Lucas Eduardo como zagueiros do elenco. Outro jogador para a posição que fechou com o clube é Lucas Freitas, que pertencia ao Palmeiras e estava emprestado ao Juventude. Porém, ele ainda não foi apresentado oficialmente.