Ex-Barcelona está negociando com o Bahia

Escudo do Bahia (Foto: Reprodução)

O Bahia encaminhou a contratação do zagueiro Santiago Mingo, do Defensa y Justicia, da Argentina. As tratativas avançaram nas últimas horas, e as partes costuram um acordo por cinco temporadas. O defensor de 23 anos chega como quinto reforço do Tricolor baiano para temporada 2025.

Com a saída de Victor Cuesta, que não teve seu vínculo renovado, o Tricolor se jogou no mercado em busca de zagueiro. O Bahia tinha demonstrado interesse por Wagner Leonardo nos últimos dias, mas esbarrou na resistência do Vitória em ceder atleta ao rival.

Até o momento, o Bahia anunciou quatro reforços para o meio de campo: Erick (ex-Athletico), Rodrigo Nestor e Michel Araújo (ex-São Paulo), além do disputado Erick Pulga (ex-Ceará).

Quem é Santiago Mino

Natural de Córdoba, capital da província argentina de mesmo nome, Santiago Ramos Mingo é canhoto e tem 1,86 de altura. O zagueiro de 23 anos foi formado nas categorias de base do Boca Juniors, mas deixou o país cedo para defender o Barcelona B (ESP) entre 2019 e 2022, com 36 jogos no total.

Em julho de 2022, o jovem se transferiu ao futebol belga para defender as cores do Oud-Heverlee Leuven. Pouco depois, em janeiro de 2023, o OHL decidiu emprestá-lo ao Defensa y Justicia – clube que defende até hoje.

O futebol sul-americano lhe caiu bem, e Mino passou a ser utilizado com frequência nos jogos do DyJ – auge de sua trajetória profissional. São 70 jogos entre 2023 e 2024, com quatro gols marcados e uma assistência em 5.278 minutos em campo.

Mino esteve muito perto de um acordo com o Palmeiras em dezembro do ano passado. O Alviverde estava disposto a investir R$ 36 milhões no zagueiro, mas, esbarrou em imbróglios e desistiu da negociação.