Bahia vai contratar zagueiro com ajuda do City

Escudo do Bahia (Foto: Reprodução)

O Bahia está próximo de anunciar mais um reforço para a temporada. O clube acertou com o Defensa y Justicia, da Argentina, pela contratação do zagueiro Santiago Ramos Mingo. O jogador assinará um vínculo com o Esquadrão de Aço até o fim de 2029.

Em uma apuração em conjunto entre os jornalistas Jonas Stelmann e César Luis Merlo, a venda de Mingo para o time baiano representará a maior negociação da história do Falcão. 

“O Bahia está com negociações muito avançadas para comprar o passe de Santiago Ramos Mingo, defensor da Defensa y Justicia. A operação está em fase final e, se concluída, seria a transferência mais cara da história de Halcón, acima até de Licha Martínez para o Ajax”, publicou Merlo no X, antigo Twitter.

Em 2019, o Defensa y Justicia negociou a venda de Lizando Martínez para o Ajax, da Holanda, por 7 milhões de euros, cerca de 43,7 milhões de reais na cotação atual. Ou seja, o Bahia deve pagar um valor no mínimo superior a 7 milhões de euros pela contratação de Mingo.

Nascido em Córdoba, na Argentina, o jogador de 23 anos foi formado nas categorias de base do Boca Juniors e despertou o interesse do Barcelona, da Espanha, em 2019. Ele se transferiu para a Catalunha, onde atuou por três temporadas pelos Culés até se transferir para o Leuven, da Bélgica.

Lá, não teve muita oportunidade e entrou em campo apenas duas vezes até ser repatriado pelo Defensa y Justicia. Pelo clube argentino, fez 30 jogos na temporada de estreia e no ano seguinte, em 2024, despontou como um dos principais defensores do Campeonato Argentino. Ele fez 40 partidas, marcou 4 gols e deu uma assistência.

Santiago Ramos Mingo é considerado uma das grandes joias argentinas e se simaria ao elenco baiano que conta com Kanu, Gabriel Xavier, David Duarte, Vitor Hugo e Marcos Victor.