Botafogo pode ajudar o Vasco com quantia milionária

Camisa do Vasco 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Um dos alvos do Botafogo nesta janela de transferências é o meio-campista Marlon Gomes, formado nas categorias de base do Vasco da Gama e que está no Shakhtar Donetsk. A possível negociação entre as partes pode render uma quantia milionária ao Cruz-Maltino, por conta dos mecanismos de solidariedade.

Após uma grande debandada de atletas e com a possibilidade de ficar sem Luiz Henrique e Thiago Almada, o Glorioso tem mapeado o mercado da bola em busca de peças de reposição. Foi então que chegou ao nome do ex-vascaíno Marlon Gomes.

A diretoria, encabeçada por John Textor, fez uma proposta de 10 milhões de euros, cerca de 62,2 milhões de reais, ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, para contratar o jogador, mas ela foi recusada. As partes seguem em negociação e os ucranianos esperam conseguir pelo menos 15 milhões de euros, cerca de 93 milhões de reais, por ele.

Caso o negócio se concretize, quem pode se beneficiar é o Vasco da Gama. Por ser o clube formador do meia-atacante, o Gigante da Colina tem direito a 3,25% sobre o valor da venda por conta do mecanismo de solidariedade. Se a expectativa dos ucranianos for atendida, o time carioca pode receber 3,02 milhões de reais.

Marlon Gomes se destacou na campanha do acesso à elite do Campeonato Brasileiro em 2022. Recém promovido ao elenco profissional, ele fez 18 partidas, marcou 2 gols e deu duas assistências. O jogo mais marcante daquela temporada foi um 3 a 1 contra o Tombense, em São Januário, no qual ele marcou um gol e ditou o ritmo do ataque vascaíno.  

Depois disso, caiu nas graças do torcedor vascaíno e entrou no radar dos clubes europeus. Na temporada seguinte, variou entre o elenco titular e os reservas, participando de 26 jogos e dando apenas um passe para gol. 

Porém, em 2024, a boa impressão que ele deixou, sendo um jovem atleta de alto potencial fez o Shakhtar Donetsk desembolsar 12 milhões de euros, cerca de 64 milhões de reais na cotação da época, para contratá-lo. Ele assinou um vínculo válido até o fim de 2028 e já atuou em 23 partidas, marcando 4 gols e dando 3 assistências.