Com os primeiros treinos da temporada sob o comando de Fábio Carille, a diretoria do Vasco da Gama começa a ter pistas de quais atletas farão parte dos planos da comissão e quais poderão ser negociados. As principais saídas deverão advir do meio de campo, onde há excesso de jogadores.
- Vasco mira em Rony, diretoria revoltada e treino em meio a propostas: as últimas notícias do Palmeiras
- Saída de Maicon, previsão de Edmundo e declaração de Pedrosa: as últimas notícias do Vasco
Para o setor existem pelo menos 15 peças entre o elenco principal e os jogadores que iniciaram o Campeonato Carioca. Na cabeça de área, três atletas foram os mais utilizados na última temporada: Mateus Carvalho e Hugo Moura. Jair também terminou o ano como um dos titulares da equipe, mas a formação deve mudar em 2025.
Embora a contratação de Hugo Moura tenha causado irritação na torcida vascaína em um primeiro momento, principalmente depois da expulsão na estreia dele contra o Athletico Paranaense e consequente derrota, ele se firmou como um dos principais volantes do clube.
Mateus Carvalho foi pinçado no Náutico, quando era reserva no Timbu e a equipe estava na terceira divisão do futebol nacional. Mesmo contestado, aos poucos, foi ganhando a confiança da comissão técnica e virou peça-chave do Cruz-Maltino. Tanto que a qualidade dele chamou atenção de clubes estadunidenses, que enviaram olheiros para acompanhar os jogos dele em São Januário. Inclusive, houveram sondagens e os mandatários vascaínos estipularam vendê-lo por 26 milhões de reais.
Ainda, para a posição, o Vasco contratou Tchê Tchê, que não renovou com o Botafogo e a chegada dele é vista como uma grande adição ao time. Outro que desperta otimismo na torcida e direção é Paulinho, que ficou fora de boa parte de 2024 por conta de uma grave lesão no joelho.
Por outro lado, Sforza, Zé Gabriel e De Lucca perderam prestígio. O primeiro foi um dos primeiros grandes investimentos da era 777 Partners e foram gastos 26 milhões para aquisição dos direitos econômicos do jogador. Com a inconsistência apresentada quando era lançado ao campo, ele foi para o final da fila do meio de campo. Portanto, para não perder o dinheiro gasto, o Vasco pretende negociá-lo nesta janela de transferências.
Zé Gabriel e De Lucca não estão nos planos do técnico Carille e são outros que devem zarpar da nau vascaína. Na última temporada, eles foram emprestados e jogaram a Série B por Coritiba e Ceará, respectivamente.