Rafael Ganem deixa o cargo de diretor comercial do Botafogo após quase três anos
O Botafogo sofreu uma importante mudança em sua diretoria. Rafael Ganem, diretor comercial do clube, deixou o cargo após quase três anos de trabalho. A decisão foi tomada por vontade própria e representa o encerramento de um ciclo marcado por resultados expressivos.
Ganem chegou ao Botafogo em junho de 2022 e foi peça fundamental no fortalecimento das receitas comerciais do clube. Sob sua gestão, o departamento alcançou um aumento significativo nas receitas, chegando a R$ 100 milhões, além de assegurar um patrocínio máster de R$ 55 milhões anuais.
“Foram 32 meses de entrega, dedicação e um orgulho que não cabe no peito. Colocamos a marca e os projetos comerciais do Botafogo no radar das principais empresas. O desafio inicial foi montar uma equipe, definir a forma de trabalhar e apresentar os resultados. Agora é seguir em frente, vendendo o sucesso do projeto da SAF”, afirmou Ganem. O executivo, no entanto, não revelou quais serão seus próximos passos na carreira.
A saída de Ganem deixa uma lacuna em um dos setores mais importantes do clube, especialmente em um momento de consolidação da SAF. A direção comercial é uma das sete áreas que respondem diretamente ao CEO Thairo Arruda no organograma da Botafogo SAF.
Além da área comercial, o clube conta com diretores nas pastas de gestão esportiva (Alessandro Brito), finanças (Anderson Santos), operações (Alexandre Costa), jurídico (José Bulhões), comunicação (Júlio Gracco) e marketing (Pedro Souto).
A direção do Botafogo ainda não anunciou quem será o substituto de Rafael Ganem. O clube segue com o objetivo de fortalecer o projeto da SAF, que foi fundamental para a recuperação e reestruturação da instituição nos últimos anos. A saída de Ganem ocorre em meio a um momento de crescimento comercial e de visibilidade da marca alvinegra, o que amplia a responsabilidade do próximo profissional que assumirá o cargo.