Nos últimos seis anos, o futebol brasileiro foi dominado por Flamengo e Palmeiras, que se dividiram na conquista de todos os títulos possíveis de serem conquistados. As gerações vencedoras, no entanto, tem uma diferença muito marcante entre si: o fator treinador.
Enquanto o Flamengo viveu um looping na troca de técnicos, o Palmeiras acertou a contratação de Abel Ferreira em 2020 e, desde então, é comandado pelo português. O trabalho a longo prazo chamou a atenção, deu frutos e rendeu a Abel diversos elogios. E quem nunca escondeu a admiração foi o ex-jogador Zinho.
Sempre que tem a possibilidade de enaltecer Abel, Zinho o faz, e às vésperas do início do Campeonato Paulista não foi diferente. O comentarista da ESPN projetou a competição em questão e pontuou sobre o feito que pode ser alcançado pelo Palmeiras: o tetracampeonato consecutivo, marca que seria inédita.
Na última quarta (15), o Paulistão estreou, e o Palmeiras foi a campo. Antes de a bola rolar, Zinho apostou em uma vitória do Alviverde, e acertou no resultado. “Expectativa lá em cima, jogar em casa, tem torcida, mais de 20 mil ingressos vendidos, é estreia de campeonato, tem essa motivação”.
O Palmeiras enfrentou a Portuguesa, no Allianz Parque, e venceu por 2 a 0, começando os compromissos oficiais com o pé direito. Para Zinho, o Paulistão desse ano será mais bem quisto pelo Alviverde, justamente pela possibilidade de atingir uma marca histórica.
“Serão muitos titulares em campo, o Abel Ferreira já testando, vendo a formação, e tem a motivação maior, um título espetacular, se ganha é tetra. Isso conta muito para essa rivalidade regional”, disse.
De olho em possíveis títulos, Abel Ferreira tem a plena confiança da presidente Leila Pereira para trabalhar com tranquilidade e buscar conquistas em 2025. O português, que já celebrou oito troféus pelo Alviverde, tem a chance de continuar fazendo história no comando da equipe.