Era véspera de Natal quando o São Paulo anunciava seu principal reforço para a temporada: Oscar. O badalado jogador retorna ao Brasil após uma longa passagem pelo futebol chinês, cheio de expectativas por parte do clube e de seus torcedores.
- São Paulo: a declaração de Paulo Nunes direcionada a Enzo Díaz
- Enzo Díaz fala como jogador do São Paulo
Entretanto, não são todos que demonstram otimismo com a contratação, e uma das pessoas a pontuar o ‘segundo lado’ da moeda foi o ex-jogador Walter Casagrande. Em declaração ao ‘UOL News Esporte, o comentarista alertou para um possível rendimento abaixo do esperado.
“O Oscar é talentoso. Isso é indiscutível. Mas está há nove anos jogando na China, em um campeonato com pouca competitividade, não dá para comparar com o futebol brasileiro. Qualquer jogador que fica nove anos em um tipo de campeonato, se habitua naquele ritmo, intensidade e estilo de jogo. Aí vai para um que exige muito mais, o jogador demora um pouco para retomar”, disse, antes de prosseguir:
“O torcedor vai exigir do Oscar muito mais do que ele exige dos outros. ‘Saiu daquele jeito, virou as costas para nós? Agora vai ter que correr, fazer gol’. Então, a cobrança do torcedor são-paulino em cima do Oscar vai ser muito grande”, pontuou.
O futebol chinês, segundo Casagrande, é muito diferente do brasileiro em termos de competitividade e exigência técnica. A liga local, embora tenha investido em grandes nomes do futebol mundial, ainda não oferece o mesmo nível de competição encontrado em países como o Brasil. Ao jogar por tanto tempo nesse cenário, Oscar pode ter se acostumado com um estilo de jogo mais cadenciado, sem a pressão constante de um futebol mais rápido e competitivo. E justamente esse pode ser o problema.
Fato é que Oscar terá tempo para mostrar seu potencial e reconquistar a torcida do São Paulo. Sob o comando de Zubeldia e com o apoio de Lucas Moura, pilar do Tricolor e entusiasta máximo de sua contratação, o meia pode surpreender.