Gustavo Cuéllar, volante colombiano de 32 anos, é o mais novo reforço do Grêmio para a temporada 2025. O anúncio oficial foi feito na noite da última quarta-feira (15), e o jogador já iniciou sua jornada rumo à Porto Alegre.
Após conseguir sua liberação antecipada do Al-Shabab, da Arábia Saudita, Cuéllar desembarcou no Brasil e começa sua preparação para vestir a camisa do Imortal.
A expectativa é que, em breve, o meio-campista se una ao elenco de Gustavo Quinteros e se torne uma peça chave no meio-campo tricolor.
Exames médicos e chegada ao Brasil
O jogador já está no Brasil e chegou ao Imortal na noite da última quarta-feira. O colombiano passará por exames médicos nesta quinta-feira, e, em breve, será integrado ao elenco de Gustavo Quinteros.
Ele será apresentado no CT Presidente Luiz Carvalho nos próximos dias. Vale destacar que, com sua regularização no BID da CBF, Cuéllar tem grandes chances de estrear já na próxima semana.
Data para a estreia pelo Grêmio
Portanto, Cuéllar pode fazer sua estreia no Grêmio já na próxima quarta-feira (22), quando o time de Quinteros enfrenta o Brasil de Pelotas, pela 1ª rodada do Gauchão.
O confronto está marcado para às 22h no estádio Bento Freitas. Porém, caso o treinador argentino prefira esperar um pouco mais, Cuéllar poderá estrear apenas no domingo seguinte, dia 26, contra o Caxias, pela 2ª rodada do Campeonato Gaúcho, às 20h30.
A carreira de Cuéllar
Cuéllar traz consigo uma bagagem valiosa, especialmente no futebol internacional. Ele está em sua segunda temporada consecutiva pelo Al-Shabab, com nove jogos disputados na temporada 2024/25. Já no ano passado, o colombiano fez 36 partidas.
Antes disso, Cuéllar teve uma longa passagem pelo Al-Hilal, onde jogou por quatro temporadas consecutivas, ao lado de jogadores como Neymar.
No Brasil, Cuéllar teve grande destaque no Flamengo entre 2016 e 2019. Durante esse período, o volante disputou 167 partidas com a camisa rubro-negra, sendo uma peça importante no meio-campo da equipe. Mesmo não sendo sua principal função, ele anotou dois gols e três assistências, mostrando sua versatilidade e capacidade de contribuir ofensivamente.