Ex-Flamengo, Vanderlei Luxemburgo é condenado pela Justiça

Vanderlei Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo (Foto: Divulgação/Vasco)

O ex-técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, recebeu o prazo de cinco dias para quitar uma multa superior a 18 mil reais por conta de obras irregulares feitas  no apartamento dele na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Essa reforma realizada não teria as licenças obrigatórias concedidas pelo Estado e assim ele foi penalizado por fazê-las à revelia. A condenação está em vigor desde 2019 e já foi inscrita na Dívida Ativa. O treinador foi notificado via edital, já que um ofício de justiça não conseguiu encontrá-lo para entregar a intimação. A medida é comum em situações que o intimado não é localizado.

A ação de execução fiscal foi formalizada pelo juízo da 12ª Vara de Fazenda Pública. Assim, o município do Rio de Janeiro ajuizou uma ação contra Luxemburgo em fevereiro de 2024. Como não o encontrou, determinou o bloqueio das contas dele, entretanto a quantia encontrada não era o suficiente para quitar o débito.

Luxemburgo trava uma disputa com o condomínio em que o apartamento em questão está situado. Ele teria reformado a moradia em decorrência de infiltrações que estariam ocorrendo lá. Por outro lado, a gestão dos condôminos alegam que o fato só ocorreu graças ao que ele tinha mexido lá.

Em 2021, ele se tornou réu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por, supostamente, ter causado danos à estrutura com as obras que realizou no local.

O condomínio entrou com uma ação na Justiça exigindo a demolição de todas as alterações feitas e ainda citou uma dívida de 221.776,36 reais de taxas cobradas aos moradores.

Na época dos fatos, Luxemburgo dirigia o Vasco da Gama e levou o clube à 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, o classificando para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.