Vampeta detona escolha do Atlético-MG

Vampeta durante programa esportivo Jovem Pan Esportes - Foto: reprodução

Mudam as temporadas mas o debate entre priorizar as Copas ou dar foco no Brasileirão se mantém entre os mais discutidos do futebol brasileiro. Para Vampeta, por exemplo, o maior erro do Atlético-MG na temporada passada foi justamente ter ‘escanteado’ a competição de pontos corridos. Na análise o ex-jogador, a Copa do Brasil ocupa a terceira escala de prioridade no cenário nacional.

“A Copa do Brasil é a terceira competição mais importante. Eu acho o Brasileirão mais importante. Não como valor de título, mas é o mais importante, porque quando você faz ‘m…’, igual o Atlético-MG fez ano passado, ferra a temporada seguinte. Olha aí onde se enfiou”, avaliou Vampeta.

Vice-campeão da Copa do Brasil e da Libertadores 2024, o Galo chegou na última rodada do Brasileirão com chances de rebaixamento. O clube fez o que precisava ser feito para se livrar da queda, mas não garantiu vaga sequer na pré-Libertadores. O resultado ainda trouxe um impacto negativo imenso no orçamento para temporada 2025.

Questões orçamentárias

O Galo se prepara para disputar quatro competições em 2025: Campeonato Mineiro, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. A ausência na Libertadores resultou numa queda significativa no aspecto financeiro, que consequentemente interferiu na janela de transferências.

Sem vaga na Libertadores, o Atlético passa por um período de menor atratividade para futuros patrocinadores, por exemplo. As questões financeiras geram questionamentos à SAF que vão desde o futebol às dívidas.

A cúpula ainda enfrentou o processo de busca por um novo nome após o desgaste irreversível na relação com Milito. O escolhido foi um velho conhecido: Cuca. Mas o tempo dedicado à procura do novo treinador interferiu na busca por reforços no mercado e, agora, a missão é correr atrás do tempo perdido.

O clube trabalha com cautela e menos poderio financeiro na busca por reforços, mas há conversas em andamento. Até o momento, a equipe de Cuca anunciou três novos nomes: o lateral-direito Natanael, ex-Coritiba, e os meias Gabriel Menino e Patrick (envolvidos na ida de Paulinho para o Palmeiras).

Por outro lado, colecionou saídas: Matheus Mendes, Battaglia, Maurício Lemos, Mariano, Zaracho, Vargas, Kardec e Paulinho.