Mário Marra crava campeão do Campeonato Mineiro

Taça do Campeonato Mineiro (Cris Mattos/FMF)

O Mineiro 2025 inicia neste sábado com a participação de 12 times. Os líderes dos três grupos da fase de classificação são América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. As partidas decisivas estão agendadas para 8 e 15 de março, quando será determinado o vencedor.

Times participantes

  • América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata GV, Betim, Itabirito, Aymorés, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova-MG.

O Atlético-MG detém a maior quantidade de títulos do campeonato mineiro, com 49 conquistas. O Cruzeiro possui 38 títulos e procura interromper a série de cinco conquistas do seu maior rival. O América-MG ocupa a terceira posição, com 16 conquistas.

Guilherme Arana pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Grupos do Campeonato Mineiro 2025

Grupo A: Atlético-MG, Betim, Tombense e Uberlândia
Grupo B: América-MG, Athletic Club, Democrata GV e Itabirito
Grupo C: Cruzeiro, Aymorés, Pouso Alegre e Villa Nova-MG

Os primeiros jogos do Mineiro 2025

1ª rodada

Sábado (18/1) – 17h – Pouso Alegre x Athletic – Manduzão, Pouso Alegre.
Sábado (18/1) – 19h – Itabirito x Betim – Independência, Belo Horizonte.
Domingo (19/1) – 10h – Democrata GV x Villa Nova – Mamudão, Governador Valadares.
Domingo (19/1) – 11h – Aymorés x Atlético-MG – Paulo Paschoalino, Ubá.
Domingo (19/1) – 20h – Cruzeiro x Tombense – Mineirão, Belo Horizonte.
Domingo (19/1) – 21h – Uberlândia x América-MG – Parque do Sabiá, Uberlândia.

O jornalista Mário Marra não ficou em cima do muro ao responder quem era o clube preferido para ganhar o estadual em uma conversa com outros profissionais pelo portal No Ataque, veja o que ele disse abaixo:

“Não tem como fugir do favoritismo de Atlético e Cruzeiro. Até a temporada passada, a gente percebia uma diferença maior para o Atlético e olha que o Mineiro foi definido daquela forma, né? Com vantagem do Cruzeiro, e o Atlético ganhando no Mineirão. Então, eu acho que agora é diferente, porque o Cruzeiro se mostra como um time com sequência de trabalho do técnico e reforçado da final da temporada passada para agora. O Atlético tem um belo time, ainda acho, mas agora eu acho que é mais dividido. Se o ano passado era um pouco mais para o Atlético, talvez agora seja ‘pau a pau’ ou um pouco mais pro Cruzeiro” Mário Marra, comentarista da ESPN

Como chega o Atlético e o Cruzeiro

O Atlético-MG, atual campeão mineiro, busca manter a supremacia e atingir o sexto título consecutivo. A estrutura básica do time está em processo de reformulação. Apenas três jogadores foram contratados até agora pelo clube: o lateral Natanael, os meias Patrick e Gabriel Menino. A prioridade do Galo é encontrar substitutos para Paulinho, que foi vendido ao Palmeiras. Nas primeiras partidas, a equipe será formada por jogadores suplentes e jogadores da equipe de base, uma vez que o time principal está em pré-temporada nos Estados Unidos.

Provável escalação: Everson; Saraiva, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Alisson, Hulk e Brahian Palacios (Deyverson).

O Cruzeiro, finalista do Mineiro e da Sul-Americana em 2024, entra no Estadual com o objetivo de conquistar o título estadual após seis anos. Para tal, conta com nove reforços, incluindo Gabigol e Fabrício Bruno, que chegaram do Flamengo, e Dudu, que está de volta após uma passagem bem-sucedida pelo Palmeiras.

Durante a pré-temporada nos Estados Unidos, o time que vai estrear contra o Tombense será alternativo, contando com a participação de jovens das categorias de base. Espera-se que as principais peças do time estejam à disposição para enfrentar o Athletic, na segunda rodada. Fernando Diniz continua como treinador.

Provável escalação: Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo (Villalba) e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Kaio Jorge (Eduardo) e Gabigol.