Santos decide não renovar com atacante Fernando Nava
O Santos decidiu não renovar o contrato do atacante boliviano Fernando Nava, que tem vínculo com o clube até o próximo sábado, 31 de janeiro. O jogador, que sofreu com lesões durante sua passagem pelo Peixe, não terá seu contrato prorrogado. De acordo com informações do Diário do Peixe, Nava é dedicado aos treinamentos e tem demonstrado profissionalismo, mas está no último ano de Sub-20 e não teria espaço no time principal.
- Santos: a declaração de Guilherme direcionada a Neymar
- A declaração de Thaciano após retornar ao Santos
Fernando Nava chegou ao Santos em março do ano passado, após seu contrato com o Athletico-PR ter chegado ao fim. No entanto, sua passagem pelo clube foi marcada por dificuldades físicas.
Logo antes da estreia dos Meninos da Vila no Campeonato Brasileiro, sofreu um estiramento muscular. Depois, enfrentou pubalgia e outros problemas físicos, o que limitou sua sequência no time.
Ao todo, Nava fez apenas 13 jogos pelo Santos, sendo 5 partidas pelo Brasileiro de Aspirantes, onde marcou um gol, 2 jogos pelo Brasileiro Sub-20 e 4 pelo Paulista Sub-20. Em 2025, ele atuou em 2 jogos na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O atacante foi contratado pelo Santos sem custo, após encerrar seu contrato com o Athletico-PR no fim da Copa São Paulo de 2023. Fernando Nava foi revelado pelo Projeto Bolívia 2022, mesmo projeto que também levou outros jogadores como Contreras, Miguelito e Enzo para o Peixe. Durante sua passagem pelo Furacão, Nava ficou quase três anos no clube até sua transferência para o Santos.
Em 2023, Fernando teve sua estreia pela seleção principal da Bolívia, em uma derrota por 2 a 1 para o Panamá, no dia 27 de agosto, em amistoso disputado no Estádio Felix Capriles, na Bolívia. Na ocasião, Miguelito foi titular e Enzo Monteiro também entrou em campo.