Dois jogadores devem deixar o Santos em breve

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Santos toma decisões sobre elencos e saída de jogadores

O Santos está passando por momentos de definição em relação ao seu elenco para a temporada de 2025. O zagueiro Gil, que chegou ao clube na última temporada, vive um cenário de indefinição. Seu estilo de jogo não tem se encaixado com a filosofia tática do técnico Pedro Caixinha, que prioriza uma zaga mais adiantada, em contraste com a linha de defesa mais recuada utilizada no ano passado com o ex-treinador Fábio Carille.

Isso gerou um distanciamento entre o defensor e a comissão técnica, com Gil sendo excluído da primeira lista de inscritos para o Paulistão e não relacionado para a estreia contra o Mirassol, na última quinta-feira (16).

Gil pelo Santos (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Caixinha explicou que as decisões sobre os atletas são sempre voltadas para o bem do grupo e que respeita muito o zagueiro, mas as escolhas precisam ser feitas com foco na parte tática. O técnico enfatizou a busca por zagueiros que atuem de forma agressiva e ajudem a manter a equipe compacta. Gil, que tem 37 anos e soma 50 partidas pelo Peixe, está em um momento de indefinição no clube, após uma cláusula de renovação automática ter sido acionada com o acesso à Série A. Agora, o jogador espera uma definição sobre seu futuro, com a possibilidade de não continuar no Santos para 2025.

Além da situação de Gil, o Santos também decidiu não renovar com o atacante Fernando Nava, que tem contrato até 31 de janeiro.

Fernando Nava durante viagem do Santos (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

Nava chegou ao clube em 2023 após um período no Athletico-PR, mas sua passagem foi marcada por lesões constantes, como estiramentos e pubalgia, o que limitou sua participação. O jogador atuou em apenas 13 partidas pelo Santos, sendo mais presente nos times Sub-20. Com o atleta no último ano da categoria de base e sem espaço no time principal, o Santos optou por não estender seu vínculo.

Fernando Nava foi contratado sem custos pelo Santos, vindo do Projeto Bolívia 2022, onde se destacou com a camisa da seleção boliviana, estreando pela equipe principal em agosto de 2023, em um amistoso contra o Panamá. Apesar de seu talento, as lesões o impediram de conseguir sequência no time profissional do Peixe.