O Zenit, da Rússia, anunciou oficialmente nesta segunda-feira (20) um acordo triplo com o Botafogo, que envolve a transferência do atacante Luiz Henrique, além da chegada de dois reforços para o time carioca. Esse movimento promete impactar o futuro do Glorioso, que já perdeu peças importantes nas últimas semanas.
O futuro de Luiz Henrique e a chegada ao Zenit
Luiz Henrique, destaque do Botafogo em 2024, está de malas prontas para a Rússia. O atacante vai passar por exames médicos em Doha, no Qatar, antes de seguir para o Zenit, onde assinou contrato de quatro anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. Essa transação, antecipada pela ESPN, marca um dos maiores negócios do Botafogo nesta janela, já que Luiz Henrique era uma das principais apostas do time.
Além disso, a saída de Luiz Henrique é um reflexo das mudanças no elenco do Botafogo, que nos últimos dias viu diversas transferências, como a de Adryelson, que foi para o Anderlecht da Bélgica, e Almada, que acertou com o Lyon, da França.
OFICIAL! Zenit anuncia a contratação do atacante Luiz Henrique.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 20, 2025
O clube russo também informa que chegou a um acordo com o Botafogo para a transferência imediata do atacante Artur e para a transferência do volante Wendel no meio do ano.
📸 Zenit pic.twitter.com/s1Zg91cykQ
Outros atletas importantes também deixaram o clube, incluindo Tiquinho Soares, Júnior Santos e Eduardo, que se transferiram para Santos, Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente. Esses movimentos têm sido um desafio para a diretoria, que agora busca se recompor.
Reforços para o Glorioso
Sendo assim, o Botafogo segue se reforçando para compensar as saídas. O clube carioca acertou a contratação do atacante Artur, ex-Palmeiras e Bahia, que já está a caminho do Rio de Janeiro. Além disso, o Glorioso também confirmou a chegada do meio-campista Wendel, ex-Fluminense, que se juntará ao time no meio do ano para disputar o Mundial de Clubes da FIFA.
Com isso, o Botafogo busca dar a volta por cima e reforçar seu elenco para os desafios que virão. Isso porque, apesar das saídas, o clube ainda mantém uma base sólida e tem peças importantes que podem continuar a brilhar em 2025.