Imprensa da Europa crava novo reforço do Botafogo

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

O Botafogo fechou a contratação do atacante Artur, do Zenit, por 10 milhões de euros (R$ 62,5 milhões na cotação atual). A informação foi divulgada pelo portal russo “Championat” neste domingo (19/1) e confirmada por fontes ligadas ao clube de São Petersburgo. O jogador é aguardado no Rio de Janeiro já na próxima semana para assinar contrato e ser apresentado oficialmente.

A decisão de Artur em deixar o futebol russo tem relação com questões pessoais. Segundo a publicação russa, o atacante manifestou o desejo de retornar ao Brasil após o nascimento de seu segundo filho, ocorrido em outubro.

Revelado pelo Palmeiras, Artur construiu sua carreira com passagens por Bahia e Red Bull Bragantino antes de retornar ao clube alviverde em 2023. Negociado com o Zenit no início de 2024 por 15 milhões de euros fixos, além de 3 milhões em bônus, o jogador atuou em 19 partidas pelo clube russo na atual temporada, sendo titular em oito delas, com quatro gols e cinco assistências.

A negociação entre Botafogo, Zenit e a empresa Talents Sports foi concluída neste domingo. O empresário Paulo Pitombeira conduziu as tratativas diretamente em Doha, no Catar, onde se reuniu com Max Mitrofanov e Alexander Medvedev, CEO e presidente do Zenit, respectivamente.

Antes do acerto com o Botafogo, Artur chegou a ser alvo do Atlético-MG, que apresentou uma proposta ao Zenit para repatriá-lo. No entanto, a oferta do clube mineiro foi recusada pelos russos.

No Palmeiras, Artur disputou 43 jogos e marcou dez gols, além de contribuir com duas assistências. Agora, no Botafogo, o atacante chega como um dos principais reforços para a temporada e deve ser peça fundamental no esquema do técnico Tiago Nunes.