Real Madrid: Ancelotti toma decisão importante

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid (Foto: Susana Vera/Reuters)

A histórica passagem de Carlo Ancelotti pelo Real Madrid está com os dias contados. Isso porque o técnico italiano não permanecerá no clube espanhol para próxima temporada, apesar de ter contrato até julho de 2026. De acordo com informações, a decisão pelo rompimento precoce do vínculo partiu do próprio treinador.

A decisão de Ancelotti foi divulgada inicialmente pela ‘Rádio Onda Cero’, que pegou o meio esportivo de surpresa na manhã desta segunda-feira, 20. A notícia ganhou ainda mais repercussão após a confirmação do jornalista Fabrizio Romando – um dos mais consagrados do mercado da bola.

Ainda de acordo com a notícia, Ancelotti não pensa em pausar a carreira nem tampouco se aposentar. O italiano quer deixar a Espanha em busca de novos ares, com outros desafios para sua trajetória. A cúpula merengue, inclusive, já se movimenta nos bastidores para alinhar o sucessor ideal.

A decisão

Último campeão europeu, Carlo Ancelotti tem vivido uma temporada instável e sob muita descrença no Real Madrid. O italiano se tornou alvo recorrente da mídia local, sendo apontado como principal responsável pelo desempenho contestável da equipe diante dos grandes desafios.

Na Champions League, por exemplo, os merengues ocupam a 20ª colocação e estão fora da zona de classificação do novo formato. A equipe soma o mesmo número de vitórias e derrotas em seis jogos disputados pela fase de grupos, com três pontos conquistados.

Em contrapartida, o Real Madrid lidera a La Liga com 46 pontos – dois de vantagem para o Atlético de Madrid, segundo colocado. O Barcelona, terceiro colocado na tabela, soma 39. Ou seja, os merengues estão em uma posição confortável nesta altura da competição.

Ancelotti entende que seu segundo ciclo nos merengues está encerrado e não há sentido em permanecer até o fim do contrato. A ideia é preservar o que foi escrito e sair pela porta da frente.

Futuro de Carlo Ancelotti

Conforme mencionado, o italiano pretende buscar novos ares, mas ainda não abriu conversas com outros clubes nesse sentido. Carlo Ancelotti está focado em cumprir uma boa temporada com o Real antes de analisar os próximos passos da carreira.

Vale frisar que Ancelotti se tornou o ‘sonho de consumo’ da CBF em meados de 2023. A entidade tentou a contratação do italiano em duas oportunidades, mas esbarrou na renovação do técnico com o Real Madrid. De todo modo, não há qualquer movimentação em busca de uma terceira investida no nome.

Números no Real Madrid

Ancelotti está prestes a encerrar a passagem mais longeva pelo clube merengue de sua carreira. No primeiro trabalho, entre julho de 2013 e maio de 2015, o italiano comandou a equipe em 119 partidas – com 89 vitórias, 14 empates e 16 derrotas no total. Já na segunda foram 204 partidas até o momento e uma média de 2,27 pontos por confronto.

O técnico somou 463 pontos em 204 partidas nesta segunda passagem. Os números representam 144 vitórias, 31 empates e apenas 29 derrotas à frente da equipe merengue.